Uma foto de grande impacto foi a vencedora do Siena International Photo Awards que ocorreu na Itália, capturadas pelas câmeras do turco Mehmet Aslan, a “foto do ano” nomeada de “Hardship of Life” (dificuldades da vida, em tradução livre) captou a cena entre pai e filho, o pai apoiado em uma muleta com parte do que lhe restou da perna direita brincando com seu filho, jogando-o para cima, enquanto sorriem juntos.
Foto:Vencedora do Premio de “Melhor Fotografia do Ano”
O homem na foto é Muzir al-Nazzal, pai de três filhos que perdeu a perna após uma bomba ser detonada em Idlib, cidade síria onde vive com a família. O menino na imagem é seu filho mais velho, Mustafa al-Nazzal.
O menino Mustafa não perdeu os braços e as pernas em um bombardeio, mas o quadro de tetra-amelia congênita que fez a criança nascer sem os membros também é decorrente da Guerra da Síria. Quando sua mãe estava grávida, a mãe do menino precisou tomar um medicamento após adoecer por inalar um gás nervoso utilizado no conflito e acabou causando o quadro do filho.
Em entrevista ao The Washington Post, o fotógrafo Aslan contou que deseja que a repercussão da foto ajude Mustafa, de 5 anos, a conseguir as próteses especiais, tecnologia que ainda não está disponível na Turquia.
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Auxilio-gas-e-aprovado-para-familias-de-baixa-renda
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Taxa-de-desemprego-apresenta-leve-recuo-no-Brasil
“A imagem chegou ao mundo. Há anos tentamos fazer com que nossas vozes sejam ouvidas por qualquer pessoa que queira ouvir, para ajudar no tratamento dele. Daríamos tudo para dar a ele uma vida melhor”, disse a mãe de Mustafa, em entrevista para o jornal.
Muzir pai do menino contou que em todas as cidades que passaram procurou ajuda nos hospitais, eles vivem na Turquia em uma cidade próxima a Síria e a família se mudou para o país em busca de custear os tratamentos medicos e remedios para Mustafa.
Foto destaque: Muzir e seu filho Mustafa.Reprodução/Mehmet Aslan