O número mais atualizado de mortes do desastre provocado pelo furacão Ian na Flórida, nos EUA, é 27, segundo autoridades locais. A quantidade de vítimas eram 21 até ontem (30) e a atualização se deu neste sábado (1). O governador do estado americano, Ron DeSantis, disse que equipes de resgate estão indo de porta em porta à procura de sobreviventes. Cerca de 3 mil casas foram ambientes de resgate. O trabalho continua e a tendência é que o número de vítimas suba ainda mais.
Em Orange County, o único jeito de a ajuda chegar foi de barco. Na ilha de Sanibel, uma das mais atingidas, a guarda costeira usou helicóptero para resgatar uma senhora e os vizinhos dela. Em Venice, moradores estão traumatizados: “Algumas pessoas estão traumatizadas e querem se mudar daqui’‘, disse um homem.
Nesta quinta-feira (29), o presidente Joe Biden garantiu que cobrirá todos os custos de estragos causados pelo furacão. O governante também disse que ajudará na reconstução de prédios públicos. (Foto: Getty Images/AFP)
Um casal escreveu: “Vá para casa, Ian”. Mas o furacão ainda ameaça os Estados Unidos.
O fenômeno se alimenta da água quente do oceano e os 28ºC registrados nesta parte do Atlântico. Nos últimos dias foram uma refeição e tanto para uma tempestade que já era poderosa. Quando o Ian deixou a Flórida, se fortaleceu no mar até entrar de novo no continente americano. Às 15h30, pelo horário de Brasília, tocou o solo na Carolina do Sul a 136 km/h.
Mais de 5 milhões de pessoas estão sob alerta de tornado nos estados da Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia.
Antes de chegar à costa americana, o furacão passou por Cuba e deixou três motos no início da semana. Grande parte do território cubano foi quase totalmente paralisado pela falta de eletricidade, água e telecomunicações. O Ian cruzou o extremo oeste da ilha com categoria 3 na escala Saffir-Simpson e instaurou um rastro de destruição com chuvas intensas e ventos de até 200 km/h.
Foto Destaque: Furacão Ian deixa 27 mortos, até o momento, no estado americando da Flórida. (Joe Raedle/Getty Images)