INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Gelo zumbi vai elevar o nível do mar na Groenlândia

De acordo com um estudo divulgado nesta segunda-feira(29) o “gelo zumbi” da enorme camada de gelo na Groenlândia aumentará o nível do mar em 25,4 centímetros. Esse bloco de gelo é chamado de zumbi pois ele ainda está preso a áreas mais espessas de gelo, mas não é alimentado por elas. Isso porque as geleiras-mãe estão recebendo menos neve de reposição.


Gelo derretido na Groenlândia (Foto: Reprodução/Revista Galileu)


Segundo William Colgan, coautor do estudo e também glaciologista do Serviço Geológico da Dinamarca e da Groenlândia, o gelo zumbi é morto, irá derreter e desaparecer da camada de gelo.

“Este gelo foi enviado ao oceano, independentemente do cenário climático que adotamos agora”. Afirmou Colgan em entrevista.

Os 25,4 centímetros divulgados no estudo é uma expectativa mínima e já são mais que o dobro do aumento do nível do mar do que os cientistas esperavam anteriormente com o derretimento da camada de gelo da Groenlândia. O estudo publicado na revista Nature Climate Change disse que pode chegar a 78 centímetros. No entanto, embora o derretimento das geleiras da Groenlândia ligado às mudanças climáticas seja bastante preocupante, outros cientistas acham cedo para falar em um ponto sem volta.

“Não sabemos quanto as concentrações de gases do efeito estufa irão aumentar”, disse à AFP Ruth Mottram, climatologista do Instituto Meteorológico Dinamarquês (DMI).

Ruth também afirma que mesmo que as temperaturas estabilizassem nos níveis atuais, a camada de gelo continuaria a derreter, mas apenas até que o seu tamanho estivesse novamente em equilíbrio com o clima.

Os sinais da mudança climática são cada vez mais evidentes. As temperaturas superiores à média em quase todo o oceano Ártico e Groenlândia fazem com que o gelo derreta antes do habitual, resultando em menores blocos de gelo.

A esperança que o estudo oferece é que mesmo que seja garantido um aumento do nível do mar maior do que se acreditava anteriormente, cortar as emissões rapidamente para limitar o aquecimento em cerca de 1,5 graus Celsius evitaria que as coisas piorassem.

Foto destaque: Um iceberg derrete no sul da Groelândia: Reprodução/G1

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 8 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.