INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

GOL e Avianca assinam acordo para formar maior grupo de transporte da América Latina

Nesta quarta-feira (11), as companhias aéreas Avianca, da Colômbia, e GOL, do Brasil, anunciaram a sua fusão. O acordo foi assinado entre o acionista controlador da empresa brasileira e os principais acionistas da companhia colombiana. 

A frota da GOL é composta por 142 aeronaves, possuindo cerca de 33,6% de participação no mercado doméstico brasileiro, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Já a Avianca, possui uma frota de mais de 110 aeronaves, o que a torna a companhia aérea líder na Colômbia, no Equador e na América Central. Considerada a empresa do ramo mais antiga em operação nas Américas e a mais velha do mundo em relação a operações ininterruptas, ela opera cerca de 130 rotas na América Latina, além de atuar na América do Norte e na Europa.

A fusão entre as duas empresas promete formar o maior grupo de transporte da América Latina.


Aeronave da GOL. (Foto: Reprodução/UOL)


Dessa forma, haverá a criação de uma holding, o Grupo Abra, com sede no Reino Unido. Além de controlar as duas empresas, o grupo terá participação econômica não-controladora na Viva, da Colômbia e do Peru, e também participação minoritária na Sky Airline, do Chile.

Segundo o comunicado divulgado pelas empresas, o novo grupo terá capital fechado e alguns investidores já se comprometeram a ceder uma injeção de até U$ 350 milhões em ações. 

O fundador e atual presidente do conselho de administração da GOL, Constantino de Oliveira Junior, será o presidente-executivo da Abra. Já o cofundador da Avianca Holdings, Roberto Kriete, será encarregado de comandar o conselho de administração da holding.

A previsão é de que a transação seja concluída no segundo semestre deste ano, estando sujeita à aprovação dos órgãos regulatórios. 

O comunicado também garante que tanto a GOL quanto a Avianca manterão operações de maneira independente, se beneficiando de um maior investimento feito pelo mesmo grupo que as controla. 

 

Foto destaque: Boeing 737 Max, da Gol. Divulgação/GOL

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dezessete =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.