Golpe copia perfis de mulheres no instagram para conteúdo adulto

Júlia Sales Por Júlia Sales
3 min de leitura

Criminosos, com o objetivo de arrecadar dinheiro, tem copiado perfis de mulheres nas redes sociais e se passado por vítimas para anunciar que trabalham com conteúdo adulto. As quadrilhas costumam mudar somente uma letra no nome de usuário e utilizam a foto de perfil da pessoa escolhida para o golpe.

No perfil criado pelos criminosos, eles adicionam um link que encaminha para um site de pagamento. Os sites mais utilizados pelos criminosos são Wix e Fansly, onde contem imagens que seriam retiradas do instagram por conter imagens, vídeos e gifs com cenas sexuais que não pertencem às vítimas.

Para que não seja possível a não identificação da pessoa que está nas imagens, os criminosos utilizam de filtros que retiram a nitidez ou as imagens não contém, por exemplo, do rosto da pessoa. Os criminosos também enviam mensagens para os seguidores da vítima pedindo para que sigam o novo perfil.

Ao realizar o pagamento para consumo do conteúdo adulto, os criminosos conseguem acesso aos dados de cartão, onde é realizado o roubo.

No caso da maquiadora Crislaine Paula, de 29 anos, descobriu a fraude após receber muitas mensagens em seu perfil oficial notificando que estavam se passando por ela.

Mulheres que utilizam as redes sociais como uma forma de trabalho e contato com clientes sentem preocupação com o tipo de prejuízo que este tipo de golpe pode causa em suas carreiras.


Vítima de golpe pedindo para denunciar perfil clonado. (Foto: Reprodução/ DOL)


A jornalista Letícia Negresiolo Martins, de 27 anos, relata o medo ao se tornar uma das vítimas. “A primeira coisa que veio na cabeça na minha cabeça foi o meu trabalho. Como que eles vão encarar tudo isso? Como que eu vou explicar que aquilo é um fake?”.

Após criar um comunicado nas redes informando a verdade, a jornalista ainda relata que sofre com piadas no local de trabalho.  “As pessoas continuam perguntando: ‘E aí, já está ganhando muito dinheiro’?”.

A advogada Patrícia Peck diz que é quase impossível evitar que esses golpes aconteçam, mas é possível identificar rapidamente quando sua imagem está sendo utilizada indevidamente fazendo rondas periódicas com buscas por perfis com seu nome e por imagem. A advogada também orienta para a importância de fiscalizar seus seguidores e suspeitar de contas com poucas publicações e seguidores.

As orientações para quem já está envolvido no golpe é tirar print do perfil e salvar a URL tanto do perfil quanto do site de conteúdo adulto, pois são provas de que um crime está ocorrendo. O segundo passo é registrar um boletim de ocorrência e notificar a plataforma para solicitação de remoção do conteúdo.

Foto destaque: Vítima de golpe no instagram. Foto: Reprodução/ Metrópolis. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile