Golpe do aniversário: como identificar e se proteger

Matheus Martins Por Matheus Martins
3 min de leitura

Quase todo mundo já foi vítima ou pelo menos teve algum tipo de contato com algum golpista alguma vez na vida. E cada vez mais surgem novos por aí, sendo o mais recente chamado de “golpe do aniversário”. 

O golpe consiste em bandidos entrarem em contato com a vítima no dia de seu aniversário e dizer que enviarão um presente a ela, que só deve pagar uma pequena taxa de entrega e, para isso, o pagamento deverá ser feito no cartão. É nessa hora que o crime acontece, quando se passa o cartão e digita a senha. 

Esse tipo de crime já foi registrado em várias partes do Brasil. Para se ter ideia uma vez em São Paulo uma vítima perdeu R$ 25 mil porque o suposto entregador disse que a maquininha estava com defeito e cobrou várias vezes a suposta taxa. 


Roberta Silveira foi a vítima dos R$ 25 mil. (Foto: reprodução/ G1)


Um homem chegou a ficar ferido ao sofrer uma tentativa de golpe no dia do seu aniversário. “Ele tinha todos os meus dados. Não só meu, como da minha esposa. Telefone, nome completo, endereço, data de nascimento… Já são dados suficientes para você sofrer um golpe”, disse a vítima. 

E o que podemos fazer para nos protegermos desse e de outros golpes? De começo, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos, devemos evitar entregar o cartão para alguém inserir na maquininha e efetuar o pagamento. Além disso, jamais aceite realizar pagamentos em aparelhos estejam com o visor danificado, que não seja possível ver o valor. E por último, é sempre importante visualizar se não tem ninguém olhando você digitando sua senha. 

É preciso sempre estar atento ao clicar em links desconhecidos ou mensagens de texto, além de entrega de brindes presencialmente. Esse é o alerta que o especialista em defesa do consumidor, Rômulo brasil faz. “Ao se perceber que caiu no golpe, a orientação primeira é procurar o banco, informar acerca daquela situação para que o banco, na tentativa de resolver administrativamente, possa buscar possa apresentar uma solução ao consumidor. A orientação é, em seguida, entrar em contato com as autoridades policiais”, diz o especialista. 

 

Foto destaque: Entregador realizando o Golpe do aniversário. Foto: reprodução/ SBT

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile