Em ida ao Centro de Operações Rio (COR) neste sábado (4), o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), ao analisar pessoalmente o modelo de prevenções contra desastres do Rio de Janeiro, afirmou que implementará algo semelhante também em São Paulo. Após o temporal que atingiu o litoral norte do estado, o governador vinha buscando uma eficiente forma de prevenir situações futuras semelhantes. As sirenes meteorológicas, como forma de notificação a população para que se previnem das chuvas, serão instaladas até o verão de 2024, segundo Freitas.
A ideia de Tarcísio de Freitas, é que as sirenes sejam primeiro colocadas na capital paulista e na Região Metropolitana do estado. “A gente sentiu na pele a questão do Litoral Norte, mas não podemos nos esquecer da área metropolitana. Hoje temos Ferraz de Vasconcelos, áreas muito críticas em Franco da Rocha, Francisco Morato, Carapicuíba. Tem muita área de risco no entorno da cidade de São Paulo, na Região Metropolitana, na Zona Leste de São Paulo”, afirmou o governador.
Radares meteorológicos
O governador também pretende investir em radares que serão facilitadores em antever tempestades como as do mês passado. “A gente tem um centro de operações lá, mas é modesto. Eu entendo que a gente pode crescer e ampliar. Eu estava conversando com o Eduardo sobre a necessidade de investir em radares e ampliar a rede de radares. A gente vai trazendo uma interceptação de sistemas”, disse.
Freitas destacou ainda, a importância de ensinar a população dos locais em que deverão buscar abrigo, após o alerta ser emitido. “A questão da educação, do treinamento da população e da eficácia do sistema de alerta depende também da qualidade da previsão. Porque, se você vai emitindo alertas o tempo todo e nada acontece, gera um descrédito. A gente tem que melhorar a qualidade das nossas previsões e, ao mesmo tempo, dotar a cidade de tecnologia de alerta”, destacou o governador.
Tarcísio esteve no Centro de Operações do Rio, acompanhado do atual e do ex prefeito da capital carioca, respectivamente Eduardo Paes e Gilberto Kassab (que atualmente se encontra como secretário de Governo e Instituições de São Paulo).
Foto destaque: governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas em entrevista sobre os alagamentos no litoral norte do estado. Reprodução/Vinicius Freitas/Governo do estado de São Paulo.