Governo abre processos para investigar Americanas após rombo de R$ 20 bilhões

Raphael Klopper Por Raphael Klopper
3 min de leitura

Depois de uma inesperada queda de quase 80% na bolsa nesta Quinta-feira (12/01), as Americanas teve dois processos administrativos abertos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão vinculado ao Ministério da Economia. O determinante processo entrou em medida após a empresa varejista ter publicado um comunicado onde diz que foram identificadas “inconsistências em lançamentos contábeis” no balanço, em valor que chega a R$ 20 bilhões.

Simplificando: a Americanas percebeu que o valor bilionário —  referente aos primeiros nove meses de 2022 e incluindo ainda anos anteriores — não foi registrado de forma apropriada nos balanços corporativos da empresa.

O que levou a negociação de leilão das ações mais cedo hoje, que funciona como um “mecanismo de defesa”, que na prática interrompe as negociações comuns e serve para tranquilizar momentos de variação bruta nos papéis na bolsa. Porém o dano já havia sido feito, com uma queda de 77,33%, que segundo Einar Rivero, da TradeMap, foi a maior queda diária de uma empresa de capital aberto desde 2008.


Fachada de uma loja física da Americanas (Foto: Reprodução / G1)


Quanto aos processos, a página da autarquia federal anunciou que um dos processos a ser tomados tem como alvo a própria contabilidade da companhia em geral, enquanto o outro processo vai tratar do anúncio do fato em si.

Diante da situação, a Americanas nomeou Otávio Yazbek, Vanessa Claro Lopes e Pedro Melo para o comitê independente que foi formado para se encarregar de apurar as “inconsistências contábeis” nas contas da empresa. Segundo um comunicado da companhia, o comitê deve iniciar as atividades “com a maior brevidade possível”.

“O comitê iniciará suas atividades com a maior brevidade possível e, ao final dos trabalhos de apuração, deverá apresentar suas conclusões ao Conselho de Administração da Companhia, para que este possa deliberar quanto às medidas necessárias”, afirmou a Americanas em um comunicado.

A gigante do varejo em pleno ao rombo, também garante que irá manter seus acionistas e o mercado em geral diariamente atualizados sobre qualquer novo andamento ou notícia em relação à apuração das inconsistências contábeis, revelados na última quarta-feira (11/01).

 

Foto Destaque: Placa de uma loja Americanas (Reprodução / Correio do Povo)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile