INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Governo Bolsonaro é o que tem maior percentual de desmatamento da Amazônia

Durante o atual governo, o desmatamento na Mata Amazônica atingiu o maior percentual desde os governos de Dilma e Temer, quando começaram a fazer o monitoramento via satélite.

Ainda de acordo com o Observatório do Clima, o atual governo superou até o aumento que houve no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1995, quando o aquecimento da economia com o surgimento do plano Real foi o principal causador de um desmatamento total de uma área de 29 mil km².

Mariana Napolitano, gerente de ciências do WWF-Brasil, afirma que “Nos quatro anos de governo Bolsonaro, 45.586 km² de florestas foram destruídas – uma área maior que a Holanda ou perto de 8 vezes a extensão do Distrito Federal. O desse ano equivale ao tamanho do Catar”.

O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), divulgou nessa quarta-feira,30, qual foi a taxa de desmatamento amazônico no período de agosto de 2021 a julho de 2022: 11.568 km².


A Amazônia brasileira perdeu 903,8 quilômetros quadrados de floresta em outubro de 2022, 3% a mais do que no mesmo período do ano passado. (Foto: Reprodução/www.soudecanoas.com.br)


Essa taxa representa um percentual 11% menor do que o período anterior, entidades ambientais alertam sobre o tamanho do estrago que foi deixado pela última gestão no combate à degradação florestal.

O regime Bolsonaro foi uma máquina de destruir florestas. Pegou o país com uma taxa de 7.500 km2 de desmatamento na Amazônia e o está entregando com 11.500 km2. A única boa notíca do governo atual é o seu fim”, declara o secretário executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini.

Esse aumento no desmatamento é resultado de um abandono do sistema de proteção ambiental, das florestas, do aumento da criminalidade e do enfraquecimento dos órgãos ambientais. Por isso que é urgente a retomada de mecanismos de comando e controle. O novo governo vai precisar de muitos esforços e recursos”, acrescenta Mariana, lamentando o estrago ambiental que vem se acumulando cada vez mais.

 

Foto destaque: Desmatamento na Amazônia. Reprodução/umsoplaneta.globo.com/ Crédito: luoma

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...