Governo brasileiro se esforça para proteger brasileiros em Gaza

Pedro Ramos Por Pedro Ramos
3 min de leitura

Em meio aos 24 dias de conflito entre Israel e o grupo Hamas, na Faixa de Gaza, a representação brasileira na região está fazendo o possível para atualizar a situação dos brasileiros que aguardam repatriação e enfrentam a crise humanitária em curso. O embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas, destacou que estão batalhando para garantir que os brasileiros não sejam afetados pela catástrofe humanitária que aflige Gaza. O local tem sido o epicentro dos confrontos e suportado bombardeios constantes.

Esforços feitos pelo Governo Brasileiro


Governo brasileiro se esforça para proteger brasileiros em Gaza
Embaixador Candeas explícita preocupação com brasileiros presos em meio à guerra. (Fotografia: Reprodução/Governo Brasileiro/Foco No Fato)


Atualmente, 34 pessoas, incluindo brasileiros e palestinos, aguardam a abertura da fronteira com o Egito para retornar ao Brasil. São 24 brasileiros e 10 palestinos divididos em dois grupos, alguns em Rafah e outros em Khan Younis.

Candeas explicou as medidas que a representação brasileira está tomando para ajudar os cidadãos brasileiros:

“Estamos alugando casas [os brasileiros não estão em abrigos], protegendo-os dos bombardeios por meio de informações de localização compartilhadas com Israel, e conseguindo enviar recursos para que comprem alimentos, água, gás e remédios no precário mercado local. Estamos oferecendo apoio de psicóloga e médico à distância”.

Apoio humanitário em tempos de crise

O governo brasileiro tem enviado ajuda financeira para garantir que os brasileiros tenham o mínimo necessário para sobreviver, já que os preços dos produtos na região aumentaram significativamente devido à situação de conflito. Todos os brasileiros estão sendo aconselhados a estocar comida e itens essenciais para enfrentar a escassez.

Uma das maiores preocupações é o racionamento de água e comida na região. Recentemente, milhares de cidadãos invadiram armazéns e centros de distribuição da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) em busca de farinha e itens essenciais para sua sobrevivência, ilustrando a gravidade da situação humanitária em Gaza.

A representação brasileira na Palestina continua trabalhando incansavelmente para garantir a segurança e o apoio aos brasileiros na região e acompanhando de perto a evolução do conflito entre Israel e o Hamas.

 

Foto destaque: Governo do Brasil se esforça para proteger os brasileiros presos em Gaza. (Reprodução/Mohammed Salem/Reuters/CNN)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile