Governo de Goiás contratará startups com trabalhos inovadores

Jadson Trajano Por Jadson Trajano
3 min de leitura

O estado de Goiás irá contratar startups, empresas de tecnologia ou negócios inovadores para que estas possam apresentar soluções a problemas governamentais em três áreas diferentes do setor público. Conforme o calendário do governo, o edital do programa  GovTech, primeira iniciativa de inovação aberta pelo governo estadual, já está disponível e as inscrições serão realizadas através do site hubgoias.org até o dia 29 de setembro. 

O programa GovTech prevê a execução de soluções inovadoras a 12 desafios das Secretarias de Administração, Saúde e Educação. Cada um dos protótipos aprovado receberá cerca de R$ 60 mil em investimento para ser executado. 

O programa

A iniciativa foi lançada pela secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia, via Goiás, onde o objetivo é que startups desenvolvam estratégias para o setor público do estado. Somente neste primeiro edital já forma identificados 12 desafios, onde dois pertencem à secretaria de administração (Sead), cinco da Educação (Seduc), e cinco de Saúde (SES).


Inscrições para programa de apoio à inovação terminam esta semana. (Foto: Reprodução/Wilton Máximo/Agência Brasil)


As soluções desejadas irão, entre outras questões, apresentar mais rapidez aos processos administrativos, melhorar o acesso das pessoas aos serviços públicos e implantar facilidades no atendimento aos cidadãos. Também irá solucionar questões latentes do setor público como, por exemplo, a criação de espaços mais seguros, além da destruição das falsas informações em saúde e às tentativas de invasões nas escolas. 

Ligação com o cidadão

A população não ficará distante da iniciativa “Acelerar a mudança digital, realizar a desburocratização e facilitar o acesso e os serviços prestados pela gestão pública por meio de soluções inovadoras e ágeis. Estes são os objetivos que queremos alcançar com a implantação do Programa Govtech em Goiás. Os desafios possem como objetivo principal a ligação com o cidadão e o fomento ao ecossistema de inovação’, afirmou José Frederico Lyra Netto, o titular da Secti.


A iniciativa irá facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. (Foto: Reprodução/Destaque1/destaque.com)


De acordo com Felipe Sabat, superintendente de Inovação Aberta do Porto Digital, uma organização que gere o Hub de Goiás, o programa é um grande incentivo promovido pelo Governo de Goiás, na área o ecossistema de inovação. “Esta está sendo uma oportunidade muito importante para o negócio. Porque, dependendo de o protótipo ser validado, teríamos um cliente anjo para colocar dinheiro na execução. Além disso, ter perspectiva de fechar contrato com o governo do estado”, ressaltou ele. Lembrando que todos os desafios estão explicados no site hubgoias.org/govtech/. E todos os interessados que desejam sanar qualquer dúvida precisam encaminhá-las para o endereço de e-mail contato@hubgoias.org. 

Foto Destaque: Goiás lança edital para contratar startups com soluções inovadoras para secretárias de governo. Foto: Reprodução/O portal Política.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile