Nesta sexta-feira (17), o governo de São Paulo apresentou as mudanças que devem ocorrer no currículo estadual do Ensino Médio, que incluem a redução do número de itinerários (conjuntos de disciplinas), e o aumento da carga horária de português e matemática. São alterações que estão previstas para entrar em vigor em 2024. Os novos itinerários são:
- Exatas, Ciências da Natureza e Linguagens;
- Ciências Humanas;
- e Ensino Médio Técnico.
Além disso, para balançar o aumento do peso de português e matemática, o novo sistema deve reduzir a carga horária das disciplinas de robótica, artes, filosofia, e sociologia.
“O tempo destinado ao aprendizado de língua portuguesa foi ampliado em 60% (considerando as aulas de língua portuguesa e redação e leitura) e de matemática em 70% (considerando as aulas de matemática e educação financeira),” uma nota da pauta divulgou. “Outra demanda atendida da rede foi reinclusão das aulas de física, geografia e história na 3ª série do Ensino Médio, com duas aulas de cada matéria na última etapa do Ensino Médio.“
Em grande parte, as mudanças podem ser atribuídas à preocupação com o vestibular. (Foto:Reprodução/Freepik)
Mudanças principais
No total, as mudanças principais para cada ano do Ensino Médio são as seguintes:
- 1º Ano: Passará de 5 para 6 aulas semanais de português (com quatro de lingua portuguesa e duas de redação e leitura); e para 7 aulas semanais de matemática (sendo duas de educação financeira);
- 2º Ano: Passará de 3 para 5 aulas semanais de português (sendo duas de redação e leitura); e de 3 para 5 aulas semanais de matemática (sendo duas de educação financeira);
- 3º Ano: Passará de 2 para 5 aulas semanais de português (sendo duas de redação e leitura); e de 2 para 5 aulas semanais de matemática (sendo duas de educação financeira).
Para o Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, também devem ser adicionadas duas aulas semanais para “recuperar defasagens.” (Foto:Reprodução/Lubos Houska/Pixabay)
Aulas eletivas
São alterações na grade horária que refletem a preocupação com o vestibular, em detrimento das matérias que tiveram a carga horária reduzida. No entanto, o documento ainda argumenta que o horário perdido passa a se tornar mais personalizada, de forma “adequada à trilha escolhida pelos estudantes” a partir de aulas eletivas.
“Estudantes que optarem pela área de Humanas, terão quatro aulas de arte e mídias digitais e outras quatro aulas de filosofia e sociedade moderna. As aulas de robótica serão inseridas no itinerário formativo de Exatas, com oito aulas complementares de tecnologia e robótica.“
Com isso, busca-se reformar no nível estadual o Novo Ensino Médio, programa que foi em muito criticado pela grade horária estufada de disciplinas superficiais e distantes do conteúdo avaliado pelo vestibular. Com protestos de estudantes, foi necessária a elaboração dessas novas alterações pelo Ministério de Educação, que havia lançado a consulta pública entre abril e julho desse ano.
Foto Destaque: Foto ilustrativa de livros. Reprodução/Hermann Traub/Pixabay