Governo investiga suspensão de emissão de passagens promocionais

Ágatha Pereira Por Ágatha Pereira
3 min de leitura

Nesta sexta-feira (18) a agência de viagens 123 Milhas anunciou a decisão de suspender a emissão de passagens promocionais de viagens já contratadas com embarques previstos entre setembro e dezembro de 2023. Os ministérios da Justiça e do Turismo irão investigar a decisão.

A suspensão

De acordo com um comunicado emitido pela empresa, a decisão se deu por persistência de circunstâncias de mercado adversas”, e irá suspender a emissão de passagens de pacotes da linha Promo.

A empresa afirmou que irá devolver o valor dos pacotes ao clientes por meio de “vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes” que poderão ser usados em produtos da 123 Milhas.

Quem já teve a passagem emitida e recebeu o localizador ou o e-ticket poderá embarcar e seguir com a viagem programada.

Investigação

Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, o cancelamento unilateral é uma prática abusiva e a devolução não pode ser feita somente através de vouchers. A agência será notificada e, se encontradas irregularidades, a Senacon irá abrir um processo administrativo que pode resultar em sanções à 123 Milhas.

Rodrigo Tritapepe, diretor de atendimento do Procon de São Paulo, afirmou que irá notificar formalmente a empresa nesta segunda-feira, 21. Ele também aproveitou para ressaltar que “O código diz que o consumidor, ao adquirir produto ou serviço, se ele não for cumprido, ele tem direito à devolução do dinheiro, ao crédito ou à execução do serviço por outro meio, a escolha do consumidor”.

O que fazer agora

A empresa 123 milhas estará recebendo solicitações de vouchers pelos canais oficiais da agência: no site www.123milhas.com ou www.123milhas.com.br, na aba “Promo 123”, ou pelo WhatsApp (31) 99397-0210.


Solicitação de vouchers da 123 Milhas (Foto: Reprodução/G1)


Os vouchers ficarão disponíveis por até 36 meses após a data da solicitação. Passageiros com pacotes comprados para 2024 estão sendo orientados a pedir a emissão do voucher, que será entregue nas mesmas condições dos clientes de 2023.

 

Foto destaque: 123 Milhas suspende emissão de passagens promocionais para 2023. Reprodução/Folha BV

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile