Governo Lula demite embaixador bolsonarista do Brasil nos EUA

Juliana Gomes Por Juliana Gomes
3 min de leitura

A remoção de Nestor Forster da Embaixada do Brasil em Washington e de Maria Nazareth Farani Azevêdo do cargo de cônsul-geral do Brasil em Nova York foram oficializadas pelo Itamaraty na edição desta segunda-feira (9) do Diário Oficial. 

Os dois foram indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aos cargos, além de terem apoiado as decisões dele. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, assinou ambas as portarias. A gestão de Lula ainda não divulgou quem substituirá os carros dos diplomatas.


Maria Nazareth Farani Azevêdo, cônsul-geral do Brasil em Nova York é demitida do cargo. Reprodução/Pleno News.


O diplomata tem 60 dias para voltar à Brasília. O novo ocupante do cargo precisará passar por sabatina e ser aprovado pelo Senado, que apenas voltará com as sessões no primeiro dia de fevereiro. O Itamaraty, enquanto isso deverá colocar no lugar um encarregado de negócios, tendo como uma das opções o atual número 2 da embaixada, Bernardo Paranhos Velloso.

Foster já enviou cartas rebatendo textos dos jornais estadunidenses The New York Times e à Bloomberg News defendendo as atitudes do ex-presidente no combate à pandemia, políticas ambientais, o caráter democrático do governo de Bolsonaro, entre outros aspectos. Ele usou também as redes sociais para lamentar a morte de Olavo de Carvalho, considerado o “guru do Jair Bolsonaro”. “É uma perda imensurável para o Brasil e todos que o conheceram. Através de sua obra, ele deixa um legado eterno”, publicou em memória ao escritor.

Farani Azevêdo tem mais de 20 anos de experiência em Genebra, tendo já sido representante permanente do Brasil com as Nações Unidas e outras organizações, chefe de gabinete do ex-chanceler de Celso Amorim (entre 2005 e 2008) e cônsul-geral. Em 2019, ela também ficou conhecida por discutir com o ex-deputado Jean Willys (PT) na ONU.

Os dois diplomatas exerceram funções diplomáticas no governo Bolsonaro e também durante governos do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A saída dos dois já estava praticamente certa com o começo do atual governo.

Com a viagem de Lula para Washignton, a convite de Joe Biden, o Itamaraty quis evitar que o evento ocorresse com Foster ainda no cargo.

 

Foto destaque: Nestor Forster, embaixador do Brasil nos EUA é demitido. Reprodução/Isto É Dinheiro

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile