Governo Lula vai rever cadastro do Bolsa Família

Davi Barcelos Por Davi Barcelos
3 min de leitura

O governo de Luis Inácio Lula da Silva (PT) vai reconfigurar o Bolsa Família, que no governo atual é o Auxílio Brasil. O programa vai voltar a ter transparência e ser mais exigente com os beneficiários. Essa informação foi confirmada por Tereza Campello, integrante do grupo de transição de assistência social, ao portal UOL News. 

O novo pretende passar um “pente fino” nos cadastrados para evitar que qualquer pessoa tenha acesso aos benefícios e use o dinheiro de forma errada, eles irão priorizar os que mais precisam. Durante a criação do Auxílio Brasil no governo de Jair Bolsonaro (PL) algumas mudanças exigências deixaram de ser feitas para os beneficados, como comprovação da carteira de vacinação e frequência escolar e isso contribuiu para defasar os programas de imunização e os programas de alfabetização. A versão que será retomada vai exigir tudo que o Auxílio Brasil retirou, além de implementar medidas como, por exemplo, se é um homem que mora sozinho ou uma mulher com crianças, mãe solo, eles também entrarão na lista dos beneficiados.


Beneficiários ficam horas na fila do Cadastro Único (Foto: Reprodução/poder360)


“Os R$600 serão mantidos. Vamos fazer construção para começar a retomar a cara do Bolsa Família, que olhava também a composição familiar. Tivemos um problema de destruição do desenho do Bolsa Família”, disse Campello, em entrevista. 

A equipe do governo Lula tem até 10 de janeiro para entregar os relátorios sobre o setor, e assim, um raio-X será entregue ao novo governo que já terá as primeiras sugestões de quais políticas públicas realizar. Além disso, o governo quer melhorar a efetividade do CadÚnico (Cadastro Único), evitar fraude de pessoas inscritas e também evitar exclusão de pessoas que realmente necessitam do benefício, já que com o Auxílio Brasil muitas pessoas ficaram de fora devido a problemas no CadÚnico. 

O ministro Bruno Dantas do Tribunal de Contas da União (TCU) disse está preparando um relatório de comparação entre o Auxílio Brasil e o Bolsa Família para verificar um critério de elegibilidade do programa. 

Foto destaque: Cartão do Bolsa Família. Reprodução/poder360

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile