Governo russo acusa EUA de suposto ataque de drones ao Kremlin

Matheus Fellipe Por Matheus Fellipe
3 min de leitura

A Rússia acusou, nesta quinta-feira (4), o governo dos Estados Unidos de planejarem o suposto ataque de drones que teria ocorrido ao Kremlin, que teria como objetivo de assassinar o presidente Vladmir Putin. O ataque teria sido impedido por Moscou, que abateu dois drones ucranianos que teriam o Kremlin como alvo. O governo ucraniano nega ter conhecimento sobre o ataque e sobre os drones.


O presidente da Rússia, Vladmir Putin (Foto: reprodução/Sputnik/Alexei Babushkin/Kremlin via REUTERS/UOL Notícias)


O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse em entrevista que “Os esforços de Kiev e de Washington para negar qualquer responsabilidade são totalmente ridículos”.

A Ucrânia negou envolvimento no suposto ataque e o porta-voz do Pentágono, John Kirby, negou o envolvimento dos Estados Unidos no ataque e acusou Dmitry de estar mentindo, já que o governo russo não teria apresentado provas do envolvimento dos EUA no incidente.

Eu apenas diria a você que o senhor [Dmitry] Peskov está mentindo. Quero dizer, é obviamente uma afirmação ridícula. Os Estados Unidos não tiveram nada a ver com isso. Nós nem sabemos o que aconteceu. Mas posso garantir que os EUA não tiveram nenhum papel nisso”, disse Kirby.

 

E a guerra continua

A guerra entre Ucrânia e Rússia já dura mais de um ano, tendo começado em 24 de fevereiro de 2022, quando o presidente russo, Vladmir Putin, enviou tropas e disparou bombas contra a capital ucraniana, Kiev, alegando estar realizando uma “operação militar especial”.

Atualmente, a Rússia ocupa 18% do território ucraniano, em uma guerra onde já foram confirmadas mais de 8 mil mortos e mais de 14 mil feridos, segundo dados do Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos divulgados no dia 10 de abril de 2023.

A crise humanitária na Ucrânia também é um grande desafio. Milhões de pessoas estão em necessidade de assistência humanitária, incluindo alimentos, água e serviços médicos. O país também enfrenta dificuldades econômicas, com a instabilidade política e o conflito segue prejudicando a economia do país.

 

Foto Destaque: momento em que drone é abatido pelo Kremlin em tentativa de ataque. Reprodução/Ostorozhno Novosti/Handout via REUTERS/CNN Brasil

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile