INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Grupo de 23 brasileiros e familiares ainda estão em Gaza

Grupo de 23 brasileiros e familiares ainda estão em Gaza

O Brasil já resgatou 109 brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza, distribuídos em três voos com mais de 30 pessoas. Entretanto, outras 23 pessoas continuam em Gaza e permanecem assistidas pelo Itamaraty. Apesar da maioria delas ter permissão para cruzar a fronteira de Rafah rumo ao Egito, ainda não foi possível.

Governo brasileiro monitora a situação

Das 23 pessoas monitoradas pelo Itamaraty em Gaza, 14 são brasileiros e os outros são seus familiares de diferentes nacionalidades. Eles estão morando em duas casas alugadas em Rafah, na fronteira com o Egito, mas também há pessoas localizadas no centro e no norte da Faixa de Gaza.

Conforme o embaixador do Brasil para a Palestina, Alessandro Candeas, as 23 pessoas estão recebendo recursos e assistência do governo, que deverá repatriá-los assim que chegarem ao Egito.


Print do X

Nota do Itamaraty à imprensa sobre apoio do Brasil à petição da África do Sul (Reprodução/X)


Brasil apoia denúncia da África do Sul no exterior

No final de 2023, a África do Sul protocolou uma denúncia contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ), localizada em Haia, na Holanda. A petição enviada tem 84 páginas, e afirma que “os atos e omissões de Israel […] têm caráter genocida, pois foram cometidos com a intenção específica […] de destruir os palestinos em Gaza“.

A posição tomada pela África do Sul tem base na Convenção Contra o Genocídio, de 1948, da qual Israel também faz parte. Ela estabelece o genocídio como um conjunto de ações cujo objetivo é eliminar, total ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, religioso ou racial. Na petição, o país africano também aponta a existência de um “apartheid” entre israelenses e palestinos.

O Brasil está apoiando a denúncia em Haia, após reunião do presidente Lula com o embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben. Caso o tribunal decida a favor da petição, medidas provisórias terão que ser tomadas para poupar os civis palestinos no conflito.

Foto Destaque: homens em cidade bombardeada em Gaza (Reprodução/ Mahmud Hams/ AFP)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...