Grupo Wagner e seu impacto no cenário político

Beatriz Lima Por Beatriz Lima
3 min de leitura

De acordo com informações fornecidas pelo portal russo de notícias, Interfax, nessa quarta-feira (23), um avião caiu em território russo, e dentre a lista de passageiros presentes no voo, estava Yevgeny Prigozhin, o chefe do Grupo Wagner.

O Ministério de Emergências Russa divulgou que todos os 10 tripulantes faleceram no avião, que era propriedade particular do líder Prigozhin. Além disso, o acidente aéreo ocorreu na região de Tver, próximo ao assentamento de Kuzhenkino.


Grupo Wagner reunido. (Foto: Reprodução/ Folha de Pernambuco)


Um breve contexto do Grupo Wagner

Em 2014, o Grupo Wagner foi fundado e é composto especificamente por mercenários altamente treinados. Assim, essa organização pode ser definida como uma fundação paramilitar russa que possui integrantes ex-soldados de elite com uma enorme qualificação subordinados do oligarca Yevgeny.

De fato, por conta da ligação que Prigozhin formou com Kremlin, o grupo se expandiu imensamente, recrutando diversos civis estrangeiros, russos e até mesmo prisioneiros. A estimativa é de que mais de 20 mil soldados estão em combate no território ucraniano. Aliás, por consequência desse mesmo laço entre Kremlin e Prigozhin, a organização foi responsável por envolvimento em diversos conflitos civis.

Missões do Grupo Wagner

A organização teve sua primeira missão auxiliando forças separatistas que recebiam apoio do governo russo para tomarem a península da Crimeia. Sem identificação ou roupas uniformizadas, os mercenários foram responsáveis por esse feito, chegando até mesmo a chamarem atenção de países desenvolvidos, como o Reino Unido, Estados Unidos da América e os componentes da União Europeia.

Em junho desse ano, a organização paramilitar possuiu um impacto global. O Grupo Wagner foi responsável por iniciar um motim na Rússia, que elevou suspeitas no mundo inteiro de uma possível guerra civil. O objetivo da revolta armada foi após grandes reclamações sobre a escassez de equipamentos que deveriam ter sido enviados pelo Ministério de Defesa. Depois de todo esse período alarmante, o governo russo garantiu que o grupo foi dissolvido, porém ainda ocorrem diversos relatos de manifestações da organização.

Foto Destaque: Soldados do Grupo Wagner. Reprodução/ Jovem Pan

Deixe um comentário

Deixe um comentário