INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Guerra na Ucrânia: imagens de satélite mostram destruição em base aérea russa na Crimeia

Nesta quinta-feira (11), os danos causados por explosões na base aérea russa de Saki, localizada na península da Crimeia, ficaram mais evidentes. Imagens de satélite captadas pela empresa americana Planet Labs mostram o aparecimento de crateras em áreas anteriormente ocupadas por edificações. Isso pode ser um indicativo de que houve um ataque de alta precisão no local.

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou as explosões na terça-feira (9), atribuindo que elas ocorreram por uma detonação de munições que estavam armazenadas, negando que o dano tenha ocorrido por um ataque aéreo. Entretanto, ainda há dúvidas sobre o que realmente aconteceu na base aérea.

Kiev não reivindicou o ataque imediatamente, mas fontes militares ucranianas confirmaram anonimamente ou deram declarações sobre um possível ataque.

“Oficialmente, não estamos confirmando e nem negando nada. Há inúmeros cenários para o que pode ter acontecido… tendo em mente que houve vários epicentros de explosões exatamente ao mesmo tempo”, declarou o conselheiro da Presidência ucraniana Mikhailo Podoliak à Reuters.

Em hipótese, um ataque ucraniano bem-sucedido na Crimeia seria um grande passo para a guerra. Atacando além de suas fronteiras, em território que os russos consideravam seguro, a Ucrânia poderia mudar o cálculo da guerra, forçando Moscou a redistribuir as defesas.


Imagem de satélite mostram o antes e depois da explosão (Reprodução/Planet Lab)


Na quarta-feira (10), uma autoridade do governo ucraniano confirmou ao The Washington Post que forças especiais da Ucrânia teriam realizado o ataque. Uma fonte militar americana teria dito também ao jornal americano que o ataque aparentava ter sido realizado por forças ucranianas, utilizando armas diferentes das enviadas por Washington.

Até o momento, não há muitas informações sabre os danos causados pelas explosões, independente de terem ocorrido por um ataque ou manuseio de detonações. Conforme a Força Aérea da Ucrânia, nove aviões militares russos foram destruídos, o que significaria a maior perda para Moscou em um único dia desde o início da guerra.

A Rússia afirmou que os danos foram mínimos. O responsável pela Crimeia, Sergei Aksionov, informou que durante a explosão houve uma morte e cinco pessoas ficaram feridas.

Na terça-feira, depois das explosões, a editora-chefe da emissora estatal russa RT, Margarita Simonyan, apontou a península como “linha-vermelha” em uma publicação nas redes sociais. O presidente da Ucrânia, Volodmir Celenski, se pronunciou em um discurso dizendo que a Crimeia pertence à Ucrânia. “Não vamos nunca desistir dela [da Ucrânia]”, afirmou.

 

Foto destaque: Fumaça depois que explosões foram ouvidas na direção de uma base aérea militar russa perto de Novofedorivka, Crimeia, em 9 de agosto de 2022 (Reprodução/Reuters)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + dezesseis =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...