Haddad anuncia Rita Serrano para presidência da Caixa e Tarciana Medeiros no BB

Lorena Correia Por Lorena Correia
3 min de leitura

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (30), na portaria do hotel onde o futuro presidente Lula (PT) está hospedado, no Setor Hoteleiro Sul em Brasília, que Rita Serrano será a nova presidente da Caixa Econômica Federal e que Tarciana Medeiros comandará o Banco do Brasil.

Tarciana Medeiros está no Banco do Brasil há 22 anos e ocupava o cargo de gerente executiva da instituição de 2019. Ela será a primeira mulher a ocupar a presidência do banco público desde a sua fundação. Já Maria Rita Serrano é funcionária da Caixa desde 1989 onde desempenhou diversas funções. Serrano já chegou a presidir o sindicato dos Bancários do ABC Paulista de 2006 a 2012 e desde 2014, eleita pelos funcionários da instituição, atua como conselheiro no Conselho de Administração da Caixa. Recentemente ela estava coordenando o comitê nacional que defende as empresas públicas.

O anúncio feito por Haddad veio após reunião em Brasília. “Elas conversaram muito com o presidente [Lula], conversaram muito comigo, estão absolutamente alinhadas com o plano do governo do presidente Lula, sabem dos desafios que estão colocados em relação ao sistema de crédito aqui no Brasil. É uma agenda muito desafiadora“, disse o futuro ministro da Fazenda.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Muita alegria hj por participar do momento em que o presidente Lula convidou duas mulheres para presidir dois grandes bancos: Caixa Econômica e Banco do Brasil! Parabéns e sucesso Rita Serrano e Tarsiana Medeiros <a href=”https://t.co/MZ7InLGB1J”>pic.twitter.com/MZ7InLGB1J</a></p>&mdash; Gleisi Hoffmann (@gleisi) <a href=”https://twitter.com/gleisi/status/1608839047757328393?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 30, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Gleisi Hoffmann, eleita deputada federal no Paraná pelo PT compartilhou fotos do momento que o futuro presidente Lula convida as duas mulheres para comandar os dois grandes bancos nacionais. (Foto: Reprodução/Twitter)


Obviamente, como são bancos ligados ao Ministério da Fazenda, vamos estar trabalhando conjuntamente. A equipe da Fazenda está 100% à disposição das equipes que vão ser formadas pelas duas presidentas para que a gente coloque o mais rapidamente possível à disposição da população aquilo que foi compromisso de campanha, sobretudo no que diz respeito ao crédito“, acrescentou.

Na última quinta-feira (29), o presidente eleito Lula havia afirmado que a presidência dos dois bancos seriam ocupadas por mulheres em seu terceiro mandato. No mesmo dia, Fernando Haddad mencionou que os nomes seriam informados na manhã desta sexta-feira, mas a assessoria do ministro disse que o anúncio não estava previsto.

Foto Destaque: Rita Serrano, Fernando Haddad e Tarciana Medeiros, da esquerda para a direita, respectivamente. Foto: Reprodução/G1

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile