Haddad tem 38% das intenções de voto, contra 16% de Tarcísio, segundo pesquisa da Datafolha

Diogo Nogueira Por Diogo Nogueira
3 min de leitura

O candidato em vantagem para assumir o governo de São Paulo, segundo a pesquisa de intenções de voto do Instituto Datafolha, encomendada pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela TV Globo, divulgada nesta quinta-feira (18), é o filiado ao PT, Fernando Haddad, com a estimativa de 38% no primeiro turno.

Haddad é seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 16%, e o governador Rodrigo Garcia (PSDB), que chega a 11%, em busca da reeleição.

Já nas simulações de segundo turno, o petista aparece à frente tanto de Rodrigo Garcia (PSDB) quanto de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Foram entrevistadas 1.812 pessoas entre os dias 16 e 18 de agosto em 72 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que acentua um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-02170/2022.

Esta é a primeira pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto depois do fim do prazo de oficialização das candidaturas, na última segunda-feira (15).

Estão oficialmente na disputa como candidatos e candidatas: Altino Júnior (PSTU), Carol Vigliar (Unidade Popular), Edson Dorta (PCO), Elvis Cezar (PDT), Fernando Haddad (PT), Gabriel Colombo (PCB), Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Vinicius Poit (Novo).

Neste fim de semana, o partido Democracia Cristã (DC) fez um requerimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que pediu o registro de Antonio Jorge como candidato ao governo paulista. A pesquisa Datafolha já estava registrada antes do pedido, logo, não é possível vê-lo nos resultados.


O primeiro turno da eleição para governador de São Paulo acontece em 2 de outubro deste ano. O eventual segundo turno seria no dia 30 do mesmo mês. (Foto: Divulgação/Governo de SP)


Resultado da pesquisa estimulada para o 1º turno

Resposta estimulada e única, em %:

Fernando Haddad (PT): 38%

Tarcísio de Freitas (Republicanos): 16%

Rodrigo Garcia(PSDB): 11%

Carol Vigliar (Unidade Popular): 2%

Gabriel Colombo (PCB): 2%

Altino Júnior (PSTU): 1%

Edson Dorta (PCO): 1%

Elvis Cezar (PDT): 1%

Vinicius Poit (Novo): 1%

Brancos e nulos: 17%

Não sabe: 11%

Resultado da pesquisa estimulada para o 2º turno

Cenário 1 – Haddad x Rodrigo; resposta estimulada e única, em %:

Fernando Haddad (PT): 51%

Rodrigo Garcia(PSDB): 32%

Brancos e nulos: 14%

Não sabe: 4%

Cenário 2 – Haddad x Tarcísio; resposta estimulada e única, em %:

Fernando Haddad (PT): 53%

Tarcísio de Freitas (Republicanos): 31%

Brancos e nulos: 12%

Não sabe: 4%

 

Foto Destaque: Pesquisa da Datafolha diz que Haddad ganha 1° turno e também larga à frente em suposto 2° turno. (Ronaldo Siva/Futura Press/Estadão Conteúdo, Leco Viana/Thenews2/Estadão Conteúdo, Alex Silva/Estadão Conteúdo)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile