Hamas ganha novo aliado na guerra contra Israel 

Editoria Imag Por Editoria Imag
3 min de leitura

O grupo rebelde Houthis, do Iêmen, assumiu nesta terça-feira (31) a autoria do ataque com mísseis balísticos e drones na cidade de Eliat, na região do Mar Vermelho, em Israel. Com isso, o Hamas tem novo aliado na guerra contra as forças israelenses.

Os Houthis

O grupo rebelde, de orientação xiita e apoiado pelo Irã, combate desde 2014 uma coligação iemenita apoiada pela Arábia Saudita, na região do Golfo. Agora, o grupo reivindica o ataque contra Israel que tinha como alvo a cidade de Eliat, na região do Mar Vermelho, nesta terça-feira. Em um comunicado transmitido pela TV Al-Masirah, emissora própria do grupo, o porta-voz militar Yahya Saree declarou total apoio ao Hamas na guerra contra Israel.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Israel: An explosion was reported in the Israeli city of Eliat .<br><br>Yemen&#39;s Houthis have declared war and are now using long-range ballistic missiles to target Israeli cities <a href=”https://t.co/sm3jSzaiiw”>pic.twitter.com/sm3jSzaiiw</a></p>&mdash; Sprinter (@Sprinter99800) <a href=”https://twitter.com/Sprinter99800/status/1719494157599642068?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 31, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Pronunciamento de Israel

As Forças de Defesa Israelenses (FDI) afirmaram que o ataque dos Houthis foi mal sucedido, e que seu sistema de defesa aérea, Arrow, interceptou um míssil no Mar Vermelho. O sistema, criado para proteger a população e o território israelenses, foi utilizado pela primeira vez e demonstra sua eficiência contra ataques aéreos. Apesar do sucesso, o uso do Arrow demonstra que o grupo rebelde tem artefatos de grande potencial destrutivo e aponta para a escalada do conflito na região.

 

Escalada da guerra

Desde que o Hamas atacou Israel, em 07 de outubro, a violência tem crescido na região de Gaza, onde mora a maioria dos palestinos. Ambos os lados da guerra possuem aliados. Enquanto Israel tem apoio majoritário do Ocidente, principalmente dos Estados Unidos, o Hamas – que luta pela causa palestina -, é apoiado principalmente por países islâmicos, como Irã e Arábia Saudita. Milícias e grupos rebeldes também são os principais aliados do Hamas, caso dos Houthis.

Na última quarta-feira (25), a FDI declarou ter entrado por terra em Gaza; desde então, o número de mortos aumentou. Hoje, Israel assumiu o ataque contra um campo de refugiados na Faixa de Gaza.

Foto destaque: Porta-voz militar dos Houthis em transmissão televisiva (Reprodução/Houthi Media Center/G1)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile