O Hamas anunciou, nesta segunda-feira (23), a libertação de dois dos mais de 200 reféns israelenses sob o domínio do grupo. As duas pessoas libertadas são idosas identificadas como Nurit Cooper, 79 anos, e Yochved Lifshitz, 85 anos.
O resgate
O transporte das duas mulheres para fora de Gaza foi realizado por agentes da Cruz Vermelha. Em uma publicação no X (antigo Twitter), a entidade disse que o seu “papel como intermediário neutro torna este trabalho possível e estamos prontos para facilitar qualquer libertação futura”.
Em uma nota, o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, informou à imprensa que as duas idosas resgatadas foram levadas para um hospital em Israel. “Seus familiares esperam por elas lá”, diz o comunicado emitido por Netanyahu. Contudo, segundo o governo de Israel, os idosos Amiram, de 85 anos, e Oded, de 83 anos, maridos de Nurit e Yochved, respectivamente, permanecem sendo reféns do Hamas.
De acordo com Abu Obeida, porta-voz do exército do Hamas, o Al-Qassam tentou libertar as duas mulheres na sexta-feira (20), mas governo israelense não quis recebe-las. “Nós, das Brigadas Al-Qassam, através da mediação egípcio-catariana, libertamos os dois detidos (…) sabendo que o inimigo se recusou desde a última sexta-feira a aceitar o seu recebimento, e ainda negligencia o ficheiro dos seus prisioneiros. Decidimos libertá-los por questões humanitárias, apesar dos crimes de ocupação”, declarou Abu Obeida.
Yocheved Lifshitz e Nurit Cooper sendo libertadas pelo Hamas. (Reprodução/ Brigada Al-Qassam via Reuters)
Quatro reféns liberadas
Até o momento, quatro reféns foram liberadas pelos Hamas desde o início dos bombardeios em 7 de outubro. Entre as mulheres, duas são as israelenses liberadas hoje e duas são americanas que foram libertadas na sexta-feira (20). Judith Raanan e a sua filha Natalie Raanan foram libertas após terem sido feitas de reféns no Kibutz Nahal Oz, no sul de Israel, há duas semanas.
O exército de Israel indica que atualmente há mais ou menos 220 pessoas sendo feitas reféns pelo Hamas desde o ataque do dia 7.
Foto destaque: Governo de Israel divulga nomes e imagens das duas reféns libertas pelo Hamas. (Reprodução/ Reuters)