Hamas liberta reféns em acordo de trégua na guerra contra Israel

Caroline Barbosa Por Caroline Barbosa
3 min de leitura

Na manhã desta sexta-feira (24), o Hamas iniciou a libertação de grupo de reféns, após acordo entre o grupo e Israel por quatro dias de trégua da guerra. O cessar-fogo vale para o norte e sul de Gaza.

Reféns soltos e trégua na Guerra Israel X Hamas

A operação para o acordo de cessa-fogo entre Israel e Hamas foi intermediada pelo Catar e pelos Estados Unidos, durante cerca de um mês, de forma secreta. O acordo entrou em vigor às 7h no horário local (2h no horário de Brasília). De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Catar, a trégua vale no norte e sul de Gaza, e o Hamas confirmou em seu canal no aplicativo de mensagens Telegram.

Em troca no acordo, Israel libertou 39 reféns palestinos

O número de pessoas libertas pelo Hamas é de 24, entre elas, 13 mulheres e crianças israelenses que foram entregues a agentes da ONG Cruz Vermelha. Os cidadãos atravessaram a fronteira entre Gaza e Egito pela cidade de Rafah. Segundo o Exército israelense, após o resgate foram encaminhados para Israel, para passarem por exames médicos. “Os reféns libertados passaram por uma avaliação médica inicial dentro do território israelense. Eles continuarão a ser acompanhados por soldados da IDF em seu caminho para hospitais israelenses, onde encontrarão com suas famílias”, afirmaram os militares.

Foi divulgado nome e idade dos israelenses libertados, que são eles: Aviv Katz, 2; Raz Katz, 4; Emilia Aloni, 5; Ohad Mundar, 9; Doron Katz, 34; Danielle Aloni, 44; Keren Mundar, 54; Hanna Katzir, 77; Adina Moshe, 72; Ruth Mundar, 78; Margalit Mozes, 78; Channa Peri, 79; Yaffa, 85.


Alguns dos reféns libertados nesta sexta-feira (24) pelos terroristas do Hamas após serem sequestrados em 7 de outubro. — Foto: Ala Militar do Hamas via Reuters

                                                      Hamas entregando reféns a funcionários da Cruz Vermelha (Foto: reprodução/Ala Militar do Hamas/Reuters)


Cessar-fogo e libertações nos próximos dias

Além de reféns israelenses e palestinos, dez tailandeses e um filipino foram soltos mediante a acordos entre o Hamas e seus países. Nos próximos dias haverá mais libertações que já estão no acordo que prevê que mais de 50 reféns sejam soltos.

Foto destaque: reféns israelenses e tailandeses sendo transportados pela Cruz Vermelha (Reprodução/Al Arabiya)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile