Helicóptero militar cai na Austrália e mata três fuzileiros navais

David Silva Por David Silva
3 min de leitura

Um helicóptero com dezenas de fuzileiros navais dos EUA caiu na manhã deste domingo (27), na Austrália. Cerca de três pessoas morreram e outras 20 foram resgatadas no mar com vida. A aeronave era utilizada para um exercício militar na Ilha de Melville, ao norte do país.

Segundo a Marine Rotational Force-Darwin, 5 dos 20 resgatados com vida foram encaminhados para o Royal Darwin Hospital em condições graves. Segundo a mídia local, todos os hospitais particulares de Darwin estão em alerta. 

Em nota divulgada, a força tarefa afirmou que as causas para a queda do aeromoto serão investigadas.


Comunicado da Marine Rotational Force (Reprodução/Twitter/@MRFDarwin)


O acidente ocorreu menos de um mês depois que um helicóptero Taipan australiano caiu perto da costa de Queensland durante exercícios, resultando na morte de quatro membros das Forças de Defesa Australiana (ADF).

Pronunciamento do Primeiro Ministro da Austrália

O Primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, afirmou que o acidente é uma “tragédia”, em coletiva de imprensa realizada na manhã deste domingo. O representante ainda revelou que em breve um novo comunicado será feito:

Faremos novos comunicados ainda hoje. Obviamente, este é um incidente incrível. No momento, não posso fornecer mais informações. Seguimos protocolos em momentos como este, e as Forças de Defesa Australianas estão cooperando com nossos amigos nas Forças de Defesa dos Estados Unidos para garantir que daremos toda a assistência possível”, disse o Primeiro Ministro.

Segundo ele, haviam apenas agentes dos Estados Unidos na aeronave e nenhum representante australiano estava envolvido no acidente.

A aeronave estava participando do Exercício Predators Run 2023 e era uma aeronave dos Estados Unidos. Os relatórios iniciais sugerem que o incidente envolve apenas pessoal das Forças de Defesa dos Estados Unidos, não havendo membros das Forças de Defesa Australiana envolvidos neste incidente. Nosso foco como governo e como Departamento de Defesa está completamente na resposta ao incidente e em garantir que todo o apoio e assistência sejam fornecidos neste momento difícil. Forneceremos mais informações quando apropriado.

Saiba mais sobre a aeronave 

O MV-22B Osprey é uma aeronave de transporte militar trilotor — aeronave com capacidade de alternar entre  voo de asa fixa e voo de helicóptero graças aos rotores inclináveis ​​montados nas asas —  desenvolvida pela Bell Helicopter da Textron Inc. em parceria com a Boeing.

O Osprey foi projetado para atender às necessidades das Forças Armadas dos Estados Unidos como uma aeronave para transporte de cargas, equipamentos e tropas em várias situações operacionais.  Ele pode transportar até 24 fuzileiros navais ou uma quantidade equivalente de carga interna.

Foto destaque: Avião MV-22BB Osprey, o mesmo do acidente. Reprodução/Royal Navy

Deixe um comentário

Deixe um comentário