Horário de verão: Volta da medida é estudada pelo governo

Rayssa Tarouco Por Rayssa Tarouco
3 min de leitura

O horário de verão deixou de vigorar em território nacional em 2019 quando o presidente Jair Bolsonaro assumiu o cargo em seu primeiro ano de mandato. O governo federal, está discutindo à volta do horário de verão no Brasil, a possiblidade da implementação desta mudança é discutida pelo Ministério de Minas e Energia e pelo Palácio do Planalto.

A medida foi criada em 1931 visando a economia de energia no período mais quente do ano e com maior período de luz solar, onde as pessoas utilizavam menos aparelhos de ar-condicionado, lâmpadas e chuveiros ao voltarem do trabalho, nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os estados do Norte e Nordeste não recebiam a mudança pois se localizam próximo a linha do equador e a economia não seria sentida pelos estados pelo fato de não haver mudança significativa da luz entre inverno e verão.

Quando o horário de verão foi suspenso o governo divulgou em nota afirmando que a medida não estava mais surtindo o mesmo efeito desejado de quando foi criada. 


Entenda a possível volta do horário de verão (Foto: Reprodução/ Youtube)


Retorno do horário de verão 

Em caso de retorno do horário de verão os estados beneficiados seriam: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

A medida começaria a valer no primeiro domingo do mês de novembro até o terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte e, consequentemente, durante todos os anos seguintes, onde os relógios dos estados que aderem ao horário de verão seriam adiantados em sessenta minutos durante o período em vigor. Quando o domingo previsto para o término do horário era o mesmo em que se comemora o carnaval, o fim desta medida era adiado em uma semana.

O horário de verão gera grande impacto nos setores de turismo, principalmente nos estabelecimentos comerciais e em cidades do litoral. A discussão sobre o retorno do horário ainda será longa uma vez que mexe com a vida de milhões de brasileiros e é preciso rever os hábitos de consumo de energia.

Foto Destaque: Imagem de uma praia. Reprodução/ Pinterest

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile