Um princípio de incêndio atingiu o Hospital São Lucas, em Copacabana, no Rio de Janeira nesta quarta-feira (8). O Corpo de Bombeiros logo foi chamado e conseguiu controlar o fogo. O incêndio começou por volta das 9h da manhã, atingindo a estrutura do Hospital. De acordo com os militares, o fogo teria começado por causa de problemas na parte elétrica do gerador.
Segundo os pacientes que estavam no Hospital quando tudo começou, houve um apagão no hospital inteiro. Logo em seguida, enfermeiros começaram a ir em todos os quartos para pedir que saíssem do local imediatamente.
Não houveram feridos, mas os pacientes precisaram ser retirados às pressas do local. As remoções foram feitas com cadeiras de escritório, para que pudesse ser mais rápido. Macas e cadeiras de roda foram acomodadas nos entornos do hospital – tanto na Travessa Frederico Pamplona, quanto nos prédios vizinhos.
“Eu fiquei sabendo quando voltei da academia. E me mobilizei também. Importante ajudar, porque hoje em dia tem que ser solidário em uma situação como essa”, conta Jorge Sandro Cardoso Soares, morador de um dos prédios que abrigou pacientes.
No horário das 13h ainda havia a movimentação de ambulâncias e pacientes sendo encaminhados de volta para a unidade hospitalar. Alguns pacientes foram encaminhados para outros hospitais. A Rede D’Or informou que recebeu em média 39 pacientes nas suas unidades.
Pacientes sendo retirados do Hospital (Foto: Reprodução/G1)
As ruas Tonelero e Pompeu Loureiro foram interditadas logo com a chegada dos Bombeiros, mas no final da tarde toda a região já tinha sido liberada para a movimentação dos carros.
Parentes de pacientes internados na unidade começaram a procurar informações para saber quem havia sido transferido ou não e o estado de saúde deles. Médicos e enfermeiros foram dando notícias os mais rápido que podiam.
A ação rápida do Corpo de Bombeiros foi o principal fator para que fogo não se alastrasse mais e o acidente foi ainda pior. Tudo se encontra controlado e agora haverá uma verificação interna para saber o que realmente ocasionou o incêndio, para que seja tomada as medidas de reparos necessárias.
Foto destaque: Incêndio no Hospital São Lucas. Reprodução/G1