O hospital, que fica em Severodonetsk, na província de Luhansk teve graves danos causados por um ataque russo, no leste da Ucrânia. A administração regional mostrou um vídeo que confirma os estragos. A CNN localizou e verificou a autenticidade do vídeo.
Médicos andam pelos destroços após ataque. (Foto/Reprodução: PixaBay)
Cenas iniciais mostram janelas estouradas e a escada do hospital. Quem filma, vai andando pelo local e o que se encontra são mais detritos e danos, incluindo uma porta arrancada sem as dobradiças.
Visivelmente destruído, fora da escada do prédio são encontrados um emaranhado de metais, drywall e mais detritos são localizados. Num outro quarto, janelas foram arrancadas; uma sala ao lado está sem uma parede inteira – um grande buraco se formou no prédio. Pelo corredor, muitos destroços são encontrados.
Mesmo não podendo verificar independentemente uma fatalidade ocorrida no ataque, Serhiy Hayday, chefe da administração militar regional de Luhansk, confirmou a morte de uma mulher.
“Mesmo sabendo que o hospital não estava vago e que havia pessoas com condições distintas sendo tratadas, ainda assim quiseram matar os feridos e, também, os que cuidavam dos feridos e os ajudavam a sobreviver; os médicos”, afirma Hayday.
Os ucranianos muito frequentemente se referem aos soldados russos como ‘Orcs’, fazendo uma comparação ao exército antagonista de J.R.R A fantasia de Tolkien “Senhor dos Anéis”.
A chefe da administração regional militar ainda disse que existem apenas dois hospitais em funcionamento na província de Luhansk: o de Severodonetsk e na cidade vizinha de Lysychansk.
Apesar de ter sofridos vários danos em muitos andares, Hayday diz que o hospital que foi alvo de ataque segue operando. O que não é possível entender é como pessoas inocentes precisam pagar um preço tão alto pelo egoísmo de um chefe de estado, que passa por cima de quem for para conquistar seus objetivos.
Foto destaque: Médico olha o estado de como ficou o hospital após ataque. Reprodução: PixaBay