Ilhas no arquipélago do Havaí são atingidas por incêndios alarmantes

Beatriz Lima Por Beatriz Lima
3 min de leitura

Nessa quarta-feira (9), foi divulgado que uma parte das ilhas de Big Island e Maui, localizadas no Havaí, foram comprometidas por conta de um grande incêndio. O desastre foi causado pela junção da seca e de ventos, de um furacão distante que assolam diversas áreas da região.

Segundo a imprensa do condado de Maui, diversos moradores que se jogaram no oceano para se salvarem da enorme fumaça foram regatados pela Guarda Costeira dos Estados Unidos. Além disso, um centro de evacuação para os refugiados do desastre foi criado pela Cruz Vermelha Americana no Maui High School.


Floresta pegando fogo (Foto: Reprodução/Jacobina Notícias)


A situação climática da região

De fato, o constante crescimento da temperatura global será responsável por agravar a seca na região, pelo que os cientistas estudam. Entretanto, as pesquisas ainda não possuem certeza de como a crise climática afetará ao todo o Havaí. Nessa perspectiva, o aquecimento global, um fenômeno causado pelos gases de efeito estufa na atmosfera, é um dos principais fomentadores do aumento de desastres naturais nessa magnitude.

De acordo com o US Drought Monitor, algumas partes da ilha de Maui possuem uma seca severa, enquanto outras estão moderadas. Esse fenômeno é causado pelas altas temperaturas que são responsáveis por aumentar a quantidade de água absorvida pela atmosfera. Desse modo, a vegetação, assim como a terra seca, podem se tornar uma forma de combustível para incêndios dessa proporção catastrófica.

A preocupação global com o Havaí

Em forma de comunicado, o governador do Havaí, Josh Green, relatou que algumas mortes na região serão inevitáveis. O político também expressou que apesar de esforços, diversas pessoas perderam suas moradias por consequência da amplitude da forte ventania fomentadora do incêndio florestal.

Além disso, o governador Green enfatizou que pretende enviar um pedido de declaração de desastre ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, após finalizar o perído de avaliação preliminar de danos em alguns dias. Josh Green também agradeceu a enorme comoção e preocupação do público com o Havaí.

Foto Destaque:  Um grande incêndio florestal. Reprodução/ Jornal de Brasília

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile