Incêndio de grandes proporções em prédio na França deixa mortos e feridos

Lorena Correia Por Lorena Correia
3 min de leitura

Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio de sete andares em Vaulx-en-Velin, próximo a cidade de Lyon, no leste da França, na manhã desta sexta-feira (16). Por meio de um balanço provisório, o Corpo de Bombeiros local confirmou a morte de 10 pessoas, sendo destas, 5 crianças. De acordo com o governo local, cerca de 14 pessoas ficaram feridas, dessas, quatro estão em estado grave.

O incêndio foi declarado pouco depois das 03h no horário local (23h da quinta-feira no horário de Brasília). Os bombeiros informaram que as chamas iniciaram no térreo e se espalharam para os andares superiores, prendendo os moradores dentro de seus apartamentos enquanto a fumaça invadia as áreas comuns. 

O primo de um morador do quarto andar que conseguiu fugir pela escada com seus dois filhos disse que “foi terrível“. O jornal Le Progres de Lyon conversou com um vizinho, identificado apenas como Mohamed, que contou que foi “acordado pelos gritos” e que “queríamos ajudar as pessoas, mas a fumaça era muito densa.”


Policiais guardam um perímetro de segurança enquanto bombeiros e equipes de resgate trabalham no prédio atingido pelo incêndio na França. (Foto: Reprodução/G1)


O ministro do Interior da França, Gerald Darmanin, disse que abrirá uma investigação para apurar o caso. “Não sabemos a causa do incêndio… existem vários cenários e uma investigação será aberta“, disse. Darmanin também acrescentou que estava em contato com o presidente do país, Emmanuel Macron, sobre o incidente.

Nas redes sociais foram publicadas diversas manifestações de solidariedade às vítimas e as famílias atingidas pela tragédia. Dentre as publicações está a da primeira-ministra francesa Élisabeth Borne, que publicou um tweet: “Tristeza pelo trágico incêndio que afetou Vaulx-en-Velin. Expresso meu apoio às vítimas e seus familiares“, escreveu.

Cerca de 170 bombeiros trabalharam na ocorrência, que segundo o ministro aconteceu em “em condições difíceis“. De acordo com a prefeitura, dois bombeiros ficaram levemente feridos e o ministro delegado da Cidade e Habitação, Olivier Klein, deve ir até o local pela manhã para discutir a situação com as demais autoridades. O incêndio ainda tem causa desconhecida.

Foto Destaque: Incêndio em prédio residencial na França. Foto: Reprodução/Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile