Incêndio em balsa mata 31 pessoas nas Filipinas

Raissa de Oliveira Por Raissa de Oliveira
3 min de leitura

Nesta quinta-feira (30) aconteceu um incêndio em uma balsa no sul das Filipinas, 31 pessoas morreram, 230 foram resgatadas e 9 ficaram feridas. A equipe de resgate das Filipinas vasculha os restos da balsa em busca de sobreviventes ou mais vítimas.

A embarcação “Lady Mary Joy 3” viajava da cidade de Zamboanga para a ilha de Jolo, na província de Sulu. O incêndio começou por volta das 23h da quarta-feira (29), ao largo da Ilha de Basilan, no sul das Filipinas, no momento que muitos passageiros dormiam em suas cabines com ar-condicionado na parte inferior da balsa. Os investigadores ainda não identificaram a causa do fogo.


Passageiros resgatados do incêndio(Reprodução/G1).


Mini Nani, de 46 anos, passageira do MV Lady Mary Joy 3 contou à rádio DZRH sobre o ocorrido: “Pensei que estava sonhando, mas quando abri os olhos estava escuro e estávamos rodeados de fumaça”

No seu relato, ela disse que pulou da embarcação e compartilhou um dispositivo de flutuação com outro passageiros, na espera de serem resgatados. Cerca de 225 pessoas, incluindo 36 tripulantes, foram resgatadas informou a guarda costeira.

O governador Hadjiman Hataman Salliman disse à DZRH que onze pessoas, incluindo três crianças, morreram afogadas após pularem da embarcação em chamas, enquanto 18 morreram no incêndio a bordo.

O chefe da guarda costeira, Rejard Marfe, disse à Reuters que houve um ‘caos’ após o fogo se espalhar, as 18 vítimas encontradas a bordo estavam ‘totalmente queimadas’.

Os sobreviventes foram levados para Basilian, onde receberam atendimentos para as queimaduras. Fotos divulgadas pela guarda costeira mostram um navio jogando água na balsa em chamas, enquanto os funcionários de barcos de pequeno porte resgatavam os passageiros da água.

Em maio de 2022, cerca de sete pessoas morreram também em um incêndio em uma balsa, nas Filipinas. Na época, mais de cem pessoas estavam a bordo. 

As Filipinas, um arquipélago de mais de 7 mil ilhas, têm um sistema de transporte marítimo com muitos problemas e por isso os acidentes são frequentes.  

Foto destaque: incêndio em balsa, em Basilian, Filipinas. Divulgação/CNN/Reuters.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile