Incêndio na Santa Casa de BH leva dois pacientes à óbito; as causas das mortes serão investigadas

3 min de leitura

No fim da noite de segunda-feira (27), a assessoria de imprensa da Santa Casa de Belo Horizonte confirmou a morte de dois pacientes após o incêndio que atingiu o 10º andar do hospital, onde fica localizada a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Pessoas que não tiveram seus nomes divulgados, não sofreram queimaduras durante o incidente, afirma a unidade de saúde. 

“Não houve nenhum tipo de óbito em decorrência direta do incêndio. Nenhuma pessoa que, por uma questão de queimadura, por inalação de fumaça ou por outro produto da combustão, ela tenha se transformado em óbito”, conta o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros aos jornalistas do G1 MG. 

De acordo com o tenente Aihara, as vítimas fatais, que já estavam em estado grave, podem ter ido à óbito durante a transferência de lugar. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio se alastrou pelo andar depois que uma saída de oxigênio começou a ter problemas em dos quartos da UTI.  

“Esse incêndio se iniciou no 10º andar, onde funciona a UTI desse hospital e teria sido provocado, a princípio, devido a um vazamento de O2 (oxigênio) combinado com a pane, um colapso de um determinado equipamento”, conta Aihara. 

Ao todo, mais de 950 pessoas foram evacuadas às pressas do local e 15 foram transferidas para outros hospitais.


Equipes trabalhando no atendimento dos pacientes no entorno do hospital (Foto: Reprodução/Metrópoles)


A Santa Casa informou que todos os 931 pacientes foram retirados, receberam os atendimentos necessários pelas equipes médicas e depois foram liberados para retornar ao hospital. 

Após os Bombeiros controlarem todo fogo, uma vistoria foi realizada no local e a estrutura do prédio não foi afetada pelo incêndio. De acordo com uma nota emitida pela Defesa Civil da região, houveram danos somente nas mobílias, parte elétrica e revestimentos.  

Enquanto o Corpo de Bombeiros corria contra o tempo para acabar com o fogaréu, pacientes que não precisaram de atendimento mais sérios, acompanhantes e médicos aguardaram nos entornos da Santa Casa, até que tudo fosse resolvido.  

Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), para que seja investigada as reais causas das mortes. 

Somente na madrugada desta terça-feira (28), que foi liberada a entrada para dentro do hospital. 

 

Foto destaque: Corpo de Bombeiros em frente a Santa Casa. Reprodução/G1

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile