Fortes temporais e enchentes vêm causando estragos em grande parte da Índia e Bangladesh. Desde os últimos dias, as chuvas que caem na Índia afetam sua população, devido as enchentes e inundações. De acordo com as autoridades locais, milhões de pessoas estão sendo prejudicadas e pelo menos 59 pessoas mortas pelos desastres.
No período de maio e abril, o país enfrentou altas ondas de calor que registraram temperaturas recorde. As médias máximas do mês de abril ficaram entre 38°C e 36°C, segundo dados do Departamento Meteorológico . O calor causado pelas severas temperaturas impactou na economia do país. De acordo com o governo indiano, cerca de 4,4 % das colheitas de trigo foram atingidas. Cientistas alertaram na época que cerca de 1,38 bilhão de pessoas sofriam risco de serem afetadas pelas altas temperaturas.
Vista aérea de região inundada em Beanibazar, Bangladesh (Foto: reprodução/G1)
A mudança climática se tornou radical nesse mês de junho, os indianos que estavam se recuperando de um calor histórico agora enfrentam chuvas e alagamentos. Especialistas dizem que as alterações climáticas estão expandindo a frequência, imprevisibilidade e gravidade. Extensa parte do nordeste do país encontra-se debaixo d’agua. Pessoas isoladas, casas submersas e escolas que viraram centros de emergência para receber os habitantes resgatados pelas tropas enviadas.
Uma das vítimas resgatadas das inundações, relatou o desespero do momento. “A água subiu tão rápido que não conseguimos levar nenhum dos nossos pertences“, lamenta Asma Akter. A jovem Lokman, de 23 anos, relatou à Exame a situação em que ficou para poder esperar o resgate, “Depois de esperar o dia inteiro no telhado de casa, um vizinho nos resgatou com um barco improvisado. Minha mãe disse que nunca viu uma enchente como essa em sua vida”.
O primeiro-ministro de Meghalaya, no nordeste da Índia, publicou em suas redes que nesta quinta- feira (16) ao menos 16 pessoas morreram em decorrência os deslizamentos de terra e os alagamentos nas estradas. Em Bangladesh, 21 pessoas faleceram ao serem atingidas por raios, desde sexta feira (17). Ainda quatro pessoas morreram na cidade Chittagong, também vítimas de deslizamentos causados pelas tempestades, de acordo com autoridades policiais.
Foto destaque: Vendedor de frutas em área alagada de Bangladesh. Foto: reprodução/G1