Índia lança Chandrayaan-3 para realizar pouso seguro na lua

Welyson Lima Por Welyson Lima
3 min de leitura

A Índia está novamente na tentativa de se tornar o quarto país a executar um pouso com segurança na Lua, com o lançamento de sua missão Chandrayaan-3, ocorrido nesta manhã de sexta-feira (14). A missão tem como objetivo realizar um pouso seguro na superfície da Lua, coletar dados e conduzir uma série de experimentos científicos a fim de aprender mais sobre a composição do satélite natural. 


India lança Chandrayaan-3 no espaço nesta sexta-feira (14). (Foto reprodução/ CNN)


O termo “Chandrayaan” tem por significado em sânscrito “veículo lunar”. Decolou do Centro Espacial Satis Dhawan em Sriharikota, que fica no sul do estado de Andhra Pradesh. O lançamento foi assistido por uma multidão de pessoas que estavam reunidas no centro espacial a fim de assistir o momento desse lançamento histórico para o País. Mais de 1 milhão de pessoas também acompanharam o feito pelo YouTube.

Esta já é a segunda tentativa da Índia de realizar um pouso suave, após o primeiro esforço com o Chandrayaan-2 em 2019, que falhou. A primeira sonda lunar, com a Chandrayaan-1, ocorrido em 2008, orbitou e foi aterrissada na superfície da Lua com sucesso. O Chandrayaan-3 foi desenvolvido pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) e tem em sua composição um módulo de pouso, um módulo de propulsão e um rover.  A intenção dos engenheiros que desenvolveram o Chandrayaan-3 é que ele possa pousar no pólo sul da Lua, considerado terreno desafiador.

Com o Chandrayaan-1, a primeira missão lunar da Índia, foram descobertas moléculas de água na superfície da Lua. Com o Chandrayaan-2, ocorrido onze anos depois, a missão entrou com êxito na órbita da Lua, porém seu rover caiu na superfície lunar. Também tinha como objetivo explorar o pólo sul do satélite. Narenda Modi, Primeiro-Ministro da Índia, disse que “esta missão notável levará as esperanças e os sonhos de nossa nação”, publicou em um post no Twitter. A Índia gastou cerca de US$ 75 milhões em sua missão com o Chandrayaan-3. Segundo Modi, o veículo lunar deverá cobrir mais de 300.000 quilômetros de território.

Foto Destaque: Chandrayaan-3 indiano lançado no espaço. Foto reprodução/Pixabay

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile