INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Indivíduo em situação de vulnerabilidade é encontrado sem vida após noite gelada em São Paulo

No domingo passado, dia 14, um indivíduo do sexo masculino, com idade de 58 anos, que vivia nas ruas, foi descoberto sem vida na área dos Jardins, uma localidade privilegiada de São Paulo. O falecido foi identificado como Odair Mesquita dos Santos e foi encontrado sob uma passarela.

Ativistas dos movimentos que defendem os direitos da população em situação de rua afirmam que a morte de Odair está relacionada às baixas temperaturas que afetaram a cidade de São Paulo durante a noite.


Homens e mulheres dormem diante do Pateo do Collegio, marco da fundação da cidade de São Paulo. Foto Reprodução – Marlene Bergamo/Folhapress


A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social emitiu uma declaração lamentando a morte de Odair. De acordo com a pasta, as equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social prestaram 13 atendimentos sociais ao falecido somente neste ano, oferecendo encaminhamentos para os serviços disponíveis na rede socioassistencial da prefeitura. No entanto, Odair não aceitou ser acolhido nessas ocasiões.

Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social relata que, no período compreendido entre as 20h de sábado (13) e as 7h de domingo, foram efetuados 641 encaminhamentos aos serviços de acolhimento disponíveis na rede socioassistencial. A pasta também informa que foram distribuídos 3.618 cobertores e 18.848 itens alimentares, incluindo sopa, pão, chocolate quente, chá e água.

Apesar de questionada sobre a morte do indivíduo em situação de rua, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP) optou por não se manifestar a respeito do assunto.

A vítima, Odair Mesquita dos Santos, foi descoberta pelos assistentes sociais, que prontamente solicitaram a intervenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar. O corpo foi posteriormente encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos legais.

Até o momento, o laudo oficial que determina a causa da morte de Odair Mesquita dos Santos não foi divulgado. No entanto, se for confirmado que o falecimento foi resultado das baixas temperaturas, Odair seria a primeira pessoa a perder a vida em São Paulo, neste ano, devido às condições climáticas adversas.

De acordo com dados fornecidos pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo, durante a madrugada do dia 14, a cidade registrou uma temperatura média mínima de 11,6ºC. Em Perus, zona norte da capital, os termômetros marcaram 9,1ºC, conforme relatado pelo centro de gerenciamento. Já na divisa entre Parelheiros e Capela do Socorro, zona sul da cidade, a estação meteorológica local registrou 6,4ºC. Essas temperaturas indicam um ambiente frio durante a noite.

A imagem divulgada nas redes sociais por perfis que defendem os direitos das pessoas em situação de rua mostra Odair coberto com várias mantas e usando um gorro na cabeça. Pelas fotos, é possível observar que o corpo da vítima estava bastante debilitado.

Segundo informações do xeque Rodrigo Jalloul, que trabalha em defesa da população de rua juntamente com o padre Julio Lancellotti, o estado de saúde frágil de Odair já havia sido comunicado aos serviços assistenciais da prefeitura.

No primeiro trimestre deste ano, o Disque 156 da Prefeitura de São Paulo registrou 72.100 solicitações de atendimento para moradores de rua. A maioria das chamadas foi direcionada ao serviço de assistência social destinado a esse público.

Foto destaque: Moradores em situação de rua usam barracas e lonas plásticas para se abrigarem na cidade de São Paulo. Reprodução/Ronaldo Silva/Photopress/Estadão Conteúdo

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...