Inflação de Aluguel em 2021 é a segunda maior em dezenove anos.

Mateus da Assunção Por Mateus da Assunção
3 min de leitura

Encontrar um imóvel é o primeiro passo para muitas pessoas em direção a uma nova vida, mas os preços de aluguel nunca foram conhecidos por sua generosidade no Brasil, principalmente por conta das sucessivas crises que acometeram o país em diferentes décadas. O ano de 2021 apresenta especialmente uma subida considerável: segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice Geral de Preços (IGP-M) está em 0,87%, fechando o ano com alta de 17,78%.

São números assustadores, considerando a evolução dos dados ao longo dos últimos dezenove anos. Em 2002, o aumento ficou em 25,31%, sendo seguido de um ano mais otimista (2003), com 8,71. Desde então, nunca o Brasil tinha passado por uma subida tão espantosa, por exceção do ano passado, fechado com 23, 14%.


                                                          Descrição:Dados do IGP-M nos últimos dezenove anos. (Foto: Reprodução/ G1)


Segundo o G1, “O IGP-M é conhecido como ‘inflação do aluguel’ por servir de parâmetro para o reajuste de diversos contratos, como os de locação de imóveis” e sua função contempla ainda “o custo de produtos primários, matérias-primas, preços no atacado e dos insumos da construção civil.”

As informações contrastam grandemente com o IPCA, que mede os dados da inflação no país, fechando este ano em 10,42%. Em entrevista à plataforma da Globo, o Coordenador dos Índices de Preços, André Braz, disse que algumas das principais causas dessa estranha subida estão na pressão de alta nos setores de matérias-primas, commodities e produtos industriais:

“Os preços da cana-de-açúcar avançaram 57,13% no ano, enquanto o preço do café subiu 152,35%, no mesmo período”.

Outro elemento a salientar é o crescimento do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), estando em 0,30% no mês de dezembro contra 0,71% em novembro. Segundo a CNN Brasil, os componentes desse índice somaram em “Materiais e Equipamentos (1,23% para 0,48%), Serviços (0,49% para 0,57%) e Mão de Obra (0,28% para 0,10%)”.


Polícia investiga tentativa de assassinato da rainha Elizabeth após segurança do castelo de Windsor falhar

Alemanha limita a 10 pessoas as reuniões de final de ano

Entidades se mobilizam e arrecadam doações para as vítimas de chuvas fortes na Bahia


No que diz respeito à esperança para uma melhora no ano que já chega (2022) seria necessário acompanhar o avanço do problema nas áreas citadas na matéria.

 

Foto Destaque:Reprodução/Imobiliária Terra e Lar

Deixe um comentário

Deixe um comentário