O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (16), um alerta amarelo de fortes chuvas para o estado do Maranhão. O aviso dado como um alerta de ‘perigo potencial’ é válido até as 10h desta terça-feira (17).
Chuvas e ventos intensos
O alerta para abrange 48 municípios do Norte, Sul e Oeste maranhense, onde pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40 – 60 km/h), nos seguintes municípios:
Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Amapá do Maranhão, Amarante do Maranhão, Apicum-Açu, Araguanã, Bacuri, Boa Vista do Gurupi, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Buritirana, Campestre do Maranhão, Cândido Mendes, Carolina, Carutapera, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Cidelândia, Davinópolis, Godofredo Viana, Governador Edison Lobão, Governador Newton Bello, Governador Nunes Freire, Imperatriz, Itinga do Maranhão, João Lisboa, Junco do Maranhão, Luís Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Montes Altos, Nova Olinda do Maranhão, Porto Franco, Presidente Médici, Presidente Sarney, Ribamar Fiquene, Santa Helena, Santa Luzia do Paruá, São Francisco do Brejão, São João do Carú, São Pedro da Água Branca, Senador La Rocque, Serrano do Maranhão, Turiaçu, Turilândia, Vila Nova dos Martírios e Zé Doca.
Há uma pequena possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Maranhão recebe alerta de fortes chuvas em 48 municípios. (Foto: Reprodução/Paulo Soares)
Alertas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alerta a população para que não se abrigue debaixo de árvores, ao se deparar com rajadas de vento, devido ao risco de queda e descargas elétricas.
Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de alto risco, a população deve acionar à Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).
Foto destaque: Maranhão deve enfrentar período de chuvas. Reprodução/Allison Pires