Segundo o Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet), Cuiabá atingiu a maior temperatura do inverno brasileiro desse ano. Foram registrados 41,8°C. A estatística foi divulgada na última sexta-feira (22).
Cidades como em Balsas (MA) e Bom Jesus do Piauí (PI), ocuparam o segundo lugar da lista, com 41,5°C, no dia 15 de setembro.
A história se repete
No dia 23 de agosto, a capital mato-grossense alcançou a marca de 41,8 °C, o que se repetiu nesta sexta-feira, último dia do inverno deste ano, conforme o balanço encerrado pelo Inmet às 21h (horário de Brasília).
Além disso, a previsão do tempo diz que neste sábado (23) a máxima deve ser de 41 °C, enquanto a mínima deve ser de 29 °C.
Ainda segundo informações do Inmet, nesse domingo (24), os termômetros da cidade devem chegar a 43 °C de máxima e mínima de 25 °C, sem nuvens no céu da capital.
Entenda a onda de calor
O desempenho de um bloqueio atmosférico e áreas de baixa pressão térmica na Argentina deve barrar o avanço de frentes frias pelo país nos próximos dias, com exceção do estado do Rio Grande do Sul. O resultado dessa atuação será uma longa sequência de temperaturas acima da média para essa época do ano na maior parte do território brasileiro.
Termômetro marcando altas temperaturas. (Foto: reprodução/Freepik)
O calor será persistente e intenso, principalmente em áreas como o interior de Santa Catarina, o estado do Paraná, grande parte da Região Sudeste, o Centro-Oeste, o interior do Nordeste e em estados como Rondônia e Tocantins. Além disso, áreas localizadas no centro-sul do Pará e centro-leste do Amazonas também serão afetadas.
Como se proteger das altas temperaturas
É certo que as ondas de calor exigem muita hidratação, porém, o Ministério da Saúde recomenda uma pequena lista de cuidados para evitar que as temperaturas elevadas prejudiquem a saúde, algumas dessas precauçõessão: o uso diário de protetor solar, evitar exposição direta ao sol (principalmente entre os horários de 10 e 16 horas), usar chapéu e óculos escuros, diminuir os esforços físicos e repousar frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados, optar por alimentos leves, como frutas e verduras e evitar o consumo de cafeína.
Matéria por Nina Cavalcante (Lorena – R7)
Foto destaque: Calor extremo atinge a capital mato-grossense. Reprodução/G1/Fablicio Rodrigues