Inverno castiga Europa com nevascas ao norte e inundações a oeste

Isabella Garcia Por Isabella Garcia
3 min de leitura

A Europa está vivendo um inverno rigoroso, com temperaturas que vão até -43º C no norte. As fortes chuvas também estão causando estragos na região oeste do continente, com cidades alagadas na França, Alemanha e Bélgica. As condições meteorológicas adversas fizeram com que escolas permanecessem fechadas e linhas de trem fossem interrompidas.

Nevasca nos países nórdicos

Nesta semana, países do norte europeu, como Suécia, Finlândia e Noruega, foram atingidos por uma nevasca que atrapalhou o trânsito nas rodovias e causou o bloqueio de linhas ferroviárias. Na Suécia, pelo menos 4 mil habitantes ficaram sem luz, e algumas cidades registraram temperaturas recordes, ultrapassando os -40ºC, como em Kvikkjokk-Årrenjarka, na lapônia, onde fez -43,6ºC, menor temperatura registrada desde 1918.

 Nesta quinta-feira (04), motoristas e passageiros ficaram parados na rodovia sueca E22 por causa da neve, e tiveram que esperar cerca de 18h até a chegada do resgate. Nesta sexta-feira (05), várias escolas e estradas permaneceram fechadas.


{slide}


Chuvas e alagamentos no continente

Já na porção oeste do continente, fortes chuvas atingiram países como França, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Holanda e Reino Unido, e estão causando inundações e mortes. Na França, um idoso de 73 anos morreu em uma enchente. Na Bélgica, uma mulher de 59 anos morreu após ser atingida por uma cerca, que foi arrastada durante uma ventania. Na Inglaterra, a queda de uma árvore sobre um carro causou a morte do motorista. Já na Holanda, a polícia de Eidhoven suspeita que fortes ventos podem ter causado a morte de um homem de 75 anos, que caiu da bicicleta.

O aumento das chuvas na região é causado pelo aumento do nível dos oceanos, fazendo com que os rios não comportem tanta água e transbordem. Outro fator é o El Niño, que provoca o aquecimento das águas dos oceanos, facilitando as chuvas em locais de latitudes mais baixas. Os alertas de “situação de desastre maior” continuam válidos para esses lugares, inclusive para a Inglaterra, que nesta quinta-feira (04), emitiu 300 alertas de inundações.

Foto Destaque: tempestades de neve dificultam trânsito nas estradas suecas (Reprodução/ Ritzau Scanpix/ AFP/ O Globo)

Seguir
Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Adora política e gosta de ouvir lo-fi hiphop enquanto escreve as matérias para o inMagazine.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile