Itamaraty disponibiliza ônibus para brasileiros na Faixa de Gaza

Alexandre de Lima Olmos Por Alexandre de Lima Olmos
3 min de leitura

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, também conhecido como Itamaraty, anunciou nesta terça-feira (10) o plano para resgatar 26 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. O Escritório de Representação do Brasil, localizado em Ramallah, cuidará do deslocamento dos cidadãos através de um ônibus, e eles serão levados a um ponto de encontro em Rafah, que fica ao sul de Gaza, na fronteira com o Egito.

Informações

O Itamaraty informou que os brasileiros interessados devem entrar em contato por telefone através do número +972 (59) 205 5510 para receber informações sobre a data e o horário de partida, além da documentação necessária. As autoridades devem levar os resgatados para a embaixada do Brasil no Egito, que fica na capital Cairo.

Além dos cidadãos presentes em Gaza, o órgão brasileiro avisou que alguns brasileiros já começaram a se deslocar para os pontos de encontro em Jerusalém e Tel Aviv. Esses estavam nas duas cidades com a maior concentração de brasileiros e turistas, e já foram encaminhados ao Aeroporto Ben-Gurion, maior aeroporto internacional de Israel.


Concentração de brasileiros no aeroporto Bem-GurionBrasileiros no aeroporto Bem-Gurion (Foto: Reprodução/X/@ItamaratyGovBr)


Processo de repatriação

Em nota publicada as 14h09, o Ministério informou que um avião com 211 passageiros decolou de Tel Aviv, com chegada prevista para o início da madrugada desta próxima quarta-feira (11). O órgão também afirmou que tem mais cinco voos programados até o próximo domingo (15). A Força Aérea Brasileira (FAB) já havia divulgado a chegada da primeira aeronave em território israelense às 9h41 (15h41 no horário local).

A estimativa da FAB é de que 900 brasileiros sejam repatriados até sábado, além da previsão de que a operação seja repetida na próxima semana. Em comunicado publicado na última segunda-feira (9), o Itamaraty apontou que cerca de 1,7 mil brasileiros responderam um formulário online, demonstrando interesse na repatriação, com a maioria sendo turistas. Por fim, o órgão afirmou que existe uma lista de prioridades, e de início, essa prioridade é dada aos residentes no Brasil, sem passagem aérea.

Próximos voos

Todos os voos partirão de Tel Aviv. O segundo voo deve acontecer às 12h da próxima quarta-feira, com previsão de chegada às 23h, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, também conhecido como Galeão.

O terceiro voo, o único com pouso em São Paulo, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, será no início da tarde desta quinta-feira (12), com paradas previstas em Lisboa e Recife, e chegada na manhã da sexta-feira (13).

O quarto voo acontecerá ainda na sexta-feira, a tarde, e chegará ao final do dia, enquanto o quinto voo deve acontecer no sábado (14), com previsão de chegada no mesmo dia. Ambos pousarão no Galeão.

 

Foto destaque: Onibus oferecidos pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Reprodução/Instagram/@itamaratygovbr

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile