Itamaraty pede que Israel libere brasileiros da Faixa de Gaza

3 min de leitura

Na tarde desta sexta-feira (3), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, falou com Eli Cohen, o chanceler de Israel. Na conversa, ele pediu para que brasileiros sejam incluídos nas listas de civis autorizados a sair de Gaza, visto que não há nomes de cidadãos brasileiros nas próximas três ordens de saída.

Aproximadamente 30 brasileiros esperam autorização para deixar a cidade que está sendo um dos epicentros da guerra, que ao todo já deixou mais de 10 mil mortos.

Conversa é a terceira nas últimas semanas

O pedido feito por Mauro Vieira ao chanceler israelense foi de que os brasileiros retidos em Gaza possam ser imediatamente repatriados pelo Egito. O diálogo é o primeiro que ocorre entre os dois desde a abertura da fronteira de Rafah na última quarta-feira (1), que divide o país africano e a Faixa de Gaza.



Passagem de Rafah, fronteira do Egito com Gaza, por onde civis estão sendo autorizados a deixar a região do conflito (Foto: reprodução/Mohammed ABED/AFP)


O ministro também tenta agilizar a saída de brasileiros do território do conflito a partir de diálogos com o chanceler egípcio, Sameh Shoukry. Uma conversa entre os dois ocorreu ontem, e o pedido de Mauro foi o mesmo: que seja facilitada a saída de cidadãos do Brasil pelas fronteiras do Egito com Gaza.

Exclusão de brasileiros não tem a ver com razões políticas

Frederico Meyer é o embaixador do Brasil em Israel, e ele negou que razões políticas sejam o motivo de brasileiros não estarem presentes nas primeiras listas de autorizados a deixar Gaza. Isso porque, aparentemente, os critérios para isso não são totalmente claros. “Na primeira lista, por exemplo, onde não constava os EUA, constava a Indonésia, que não reconhece Israel”, disse Meyer. Os responsáveis por decidir os cidadãos que poderão sair da região são Egito, Estados Unidos, Catar e Israel.

A cada ordem de liberação, aproximadamente 500 pessoas são autorizadas a sair de Gaza. Inicialmente, 6 mil pessoas esperavam a permissão de deixar Gaza. A terceira lista, divulgada nesta sexta-feira, inclui norte-americanos, mexicanos, indonésios, britânicos e alemães.

Foto destaque: Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, negocia saída de brasileiros da Faixa de Gaza (Reprodução: Valter Campanato/Agência Brasil)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile