Janja diz que Rolls-Royce está danificado e não tem certeza de que ele será usado na posse

Amanda Maia Por Amanda Maia
3 min de leitura

A esposa do presidente eleito Lula, Rosângela da Silva, a Janja, disse que o Rolls-Royce, o carro oficial para os desfiles das posses presidenciais foi danificado. Ela está à frente da organização do evento de posse do marido em 1º de janeiro do ano que vem. 

 

Ativo desde Getúlio Vargas

O carro pode ser considerado uma parte da história da República do Brasil, já que levou todos os presidentes desde 1953, quando foi usado nas comemorações do dia do trabalho com presidente Getúlio Vargas. O modelo Rolls-Royce Silver Wraith de 1952 chegou ao Brasil no ano seguinte e é mantido em Brasília pelo Ministério da Defesa até hoje.

Com a mudança da capital para Brasília, o carro também foi deslocado e desde então, já levou, além de personalidades políticas do Brasil, autoridades internacionais como a Rainha Elizabeth II.


Rainha Elizabeth II no Rolls-Royce em visita ao Brasil. (Foto: Reprodução/UOL)


Preparações para a posse

Sobre o possível dano do carro, Janja ainda não tem uma previsão se o carro será ou não ultilizado na posse de Lula em 2023. “O embaixador está responsável por isso, e nossa equipe vai averiguar isso, se está em condições. É um carro bastante antigo.”

Entre as preparações para a posse, que tem a expectativa de receber 300 pessoas, está um show que contará com a presença de artistas como Paulinho da Viola, Duda Beat e Maria Rita. Ainda, Janja está estudando a possibilidade de a salva de canhões ser substituída após a demanda de pessoas com Transtorno do Espectro Autista e do Grupo de Trabalho do Meio Ambiente. Por conta dos ruídos que podem incomodar as pessoas com esse transtorno e animais.

Ainda, entre as presenças confirmadas na posse de 2023 estão o Rei da Espanha e outros chefes de estado como João Lourenço, presidente da Angola e Marcelo Rebelo de Souza, presidente de Portugal.

 

Foto destaque: Lula em posse presidencial ao lado de sua falecida esposa, Marisa Letícia. Reprodução/ O Dia.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile