Jardim do Éden está se transformando em deserto após três anos de seca

Rayssa Tarouco Por Rayssa Tarouco
4 min de leitura

O famoso Jardim do Éden, que está localizado no Iraque onde antes encontrava-se a Mesopotâmia na região entre rios próxima ao golfo Pérsico, está se transformando em um deserto por conta de uma grande seca que atinge o local a mais de três anos.

No local vivem cerca de 6 mil famílias que sofrem com a seca, falta de água e a ameça da biodiversidade do local. A estiagem que atingiu a região, reduziu consideravelmente o volume de rios e seus afluentes dos vizinhos do país, Turquia e Irã. Áreas onde ficavam os pântanos de Huwaizah e que fazem fronteira com o Irã, antes onde havia água agora há seca e onde a vegetação era verde agora está amarelada, o mesmo pode ser encontrado em Chibayish, local de grande movimento de turistas.

Em 2016, os pântanos do sul do Iraque foram declarados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), um Patrimônio Mundial da UNESCO por conta de sua biodiversidade e de sua história, mas hoje o cenário é completamente diferente, o solo está seco, a vegetação não está mais com o tom de verde que tinha e o Lago Um Al Naaj encolheu, transformando-se em pequenas poças de lama no meio do solo seco.

A Organização da Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Iraque, informou que a região é uma das que mais sofre com a pobreza e as mudanças climáticas, e ressaltou que o nível de água é o menor em anos. As famílias que residem no local são as mais afetadas, principalmente na agricultura e no cenário de escassez.

A biodiversidade está ameaçada pela seca, pois muitas espécies ameaçadas vivem no local, os animais aquáticos já sumiram da região e cerca de 200 espécies de aves migratórias param no local todos os anos.


Imagem do local onde está localizado o Jardim do Éden (Foto: Reprodução/ Twitter)


História

A região já sofreu com secas anteriormente, no passado, a seca também atingia a região, mas as águas voltavam com o tempo no período de chuvas, porém, nunca houve uma destruição tão grande quanto esta que está ocorrendo. Em 1991, Saddam Hussein, governante da época, ordenou que os lagos fossem drenados como punição para a população que abrigava insurgentes.

O que é?

O local dos míticos pântanos da Mesopotâmia que abrigou o jardim bíblico do Éden, é o local onde Adão e Eva (primeiros moradores do mundo) viveram, segundo os estudiosos bíblicos não há como precisar o que realmente aconteceu com o local. Mas acredita-se que a região é o atual Iraque.

Onde se localiza

Acredita-se que O Jardim do Éden se localiza no Iraque, na famosa região dos pântanos da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates. Muitos turistas visitam a região durante o ano.

Foto Destaque: Imagem da seca. Reprodução/ Twitter

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile