Kim Jon-un e Putin planejam reunião para negociar armas, afirma jornal

Alice Accioly Por Alice Accioly
2 min de leitura

O líder da Coreia do Norte Kim Jon-un e o presidente da Rússia Vladimir Putin, de acordo com o jornal americano “The New York Times”, programam uma reunião para negociar a venda de armas para a guerra da Ucrânia. O veículo divulgou que o possível encontro entre os chefes de Estado ocorrerá ainda em setembro.

 

Planejamento do encontro

O jornal afirmou que Kim Jon-un sairia de Pyongyang em um trem blindado até chegar na costa do Pacífico da Rússia, onde encontraria Putin na cidade de Vladivostok. John Kirby, porta-voz da Casa Branca, disse em uma coletiva de imprensa que Sergei Shoigu, ministro da Defesa russa, visitou recentemente à capital da Coreia do Norte para participar de um exposição de mísseis. Durante a visita, Sergei teria se encontrado com Kim e dado a ele uma carta de Putin. Na carta, o presidente russo possivelmente tentou convencer o líder norte-coreano a vender munições para Moscou. Segundo a mídia estatal da Coreia do Norte, Kim Jon-un agradeceu Putin e disse que a visita do ministro intensificou as relações “estratégicas e tradicionais” entre os dois países.



Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, e Sergei Shoigu, ministro de defesa da Rússia (Foto:Korean Central News Agency/Korea News)


O porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos afirmou que a negociação entre os dois países está “avançando ativamente”.

 

Itens a negociar

No encontro das duas autoridades, Vladimir Putin irá possivelmente querer comprar projéteis de artilharia e mísseis antitanque da autoriadade norte-coreana, enquanto, em troca, poderá fornecer tecnologia para satélites e submarinos com propulsão nuclear para o país asiático.

Segundo fontes do Times, os dois líderes políticos estarão presentes no Fórum Econômico Oriental na Universidade do Extremo Oriente, em Vladivostok. O encontro ocorrerá de 10 a 13 de setembro. Kim também planeja conhecer o Píer 33, onde atracam os navios da frota russa que viajam pelo Pacífico.

Foto destaque: Kim Jon-un e Vladimir Putin no porto de Vladivostok, em 2019. Reprodução/Yuri Kadobnov/AFP

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile