Kim Jong-un inicia viagem para se encontrar com Putin

2 min de leitura

Kim Jong-un, chefe da Coréia do Norte, irá se encontrar com Vladimir Putin na próxima terça-feira (12). A reunião foi confirmada pelo próprio Putin, apesar do mesmo não ter dado uma data para ela acontecer. E informações de funcionários do governo norte-coreano divulgadas pela mídia da Coreia do Sul afirmam que Kim já partiu de Pyongyang a caminho de Vladivostok, local onde ocorrerá a reunião.

Apoio militar à Rússia

Os dois líderes se encontrarão para discutir um apoio militar dos norte-coreanos à Rússia durante a guerra contra a Ucrânia, com possível fornecimento de armas a Moscou. De acordo com fontes dos Estados Unidos, os dois países têm avançado significativamente na negociação para venda de armas, e possuem interesses em um apoio mútuo. Os russos têm tido dificuldade com escassez de equipamentos durante a guerra, e consideram essencial o apoio dos norte-coreanos.


Kim Jong-un e Vladimir Putin juntos em 2019. (Foto: Reprodução/Yuri Kadobnov/Pool Photo)


A viagem para Vladivostok, que deve durar cerca de um dia inteiro, é a primeira viagem internacional de Kim desde o início da pandemia de COVID-19. A última vez que o líder saiu do país foi em 2019, visitando a própria Rússia e a cidade no leste do país, também se reunindo com Putin. Antes disso, ele havia encontrado Donald Trump, quando o mesmo era presidente dos Estados Unidos.

O trem coreano

Kim viajará em um trem blindado, com 20 vagões a prova de balas, uma tradição que começou com seu avô e continuou com seu pai, Kim Jong-II, pelo mesmo ter medo de voar. É relatado que Jong-II morreu de ataque cardíaco no mesmo trem em 2011. O veículo é supostamente muito luxuoso, com relatos de grande conforto em viagens, apesar da baixa velocidade por conta do peso elevado. Kim Jong-Un já foi visto andando em diversos veículos luxuosos, inclusive aviões, não compartilhando do medo de seu pai.

Foto destaque: bandeira da Coréia do Norte. Reprodução/Denis Balibouse/Reuters

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile