O líder norte-coreano, Kim Jong-un, continua sua visita à Rússia. Os encontros com Putin, tem o objetivo de explorar laços bilaterais e a desenvolver possibilidade de cooperação militar para a finalidade das duas nações. Além da visita atual, o Kremilin confirmou que o lider russo, Putin, irá viajar à Coreia do Norte em outubro, junto com o ministro das relações exteriores, Sergey Lavrov.
Visita à maior fábrica de aviação russa
Nesta sexta-feira (15), Kim Jong-un visitou a Fábrica de Aeronaves Yuri Gagarin, localizada na cidade oriental de Komsomolsk-on-Amur, Rússia. Esta instalação é a maior fábrica de aviação do país, responsável pelo desenvolvimento de aviões de guerra para o Ministério da Defesa Russo, incluindo os renomados caças Su-35S e Su-57. A visita à fábrica reforça os laços entre a Coreia do Norte e a Rússia no campo militar e tecnológico, assim procurando criar uma parceira de conhecimento para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Kim Jong-un chega a Russia para a sua visita. (Foto: Reprodução/ Agência Anadolu)
Cooperação militar na pauta
As negociações entre Kim Jong-un e o presidente russo, Vladimir Putin, abriram caminho para discussões sobre cooperação militar. Putin expressou interesse em explorar essa possibilidade, apesar do isolamento internacional enfrentado por ambos os países – a Rússia devido à sua invasão na Ucrânia e a Coreia do Norte devido ao seu programa de armas nucleares e mísseis balísticos, além da constante tensão existente entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.
Além da visita à fábrica de aeronaves, Kim Jong-un também tem planos de explorar as capacidades militares da Frota Russa do Pacífico em Vladivostok. Esses desenvolvimentos marcam uma virada significativa nas relações entre os dois países e geraram preocupações sobre um possível acordo de armas.
Ambos os líderes, durante sua reunião, trocaram presentes simbólicos, destacando o desejo de estabelecer uma amizade duradoura. Enquanto Putin se mostrou disposto a auxiliar a Coreia do Norte em seu programa espacial, Kim Jong-un expressou apoio à Rússia em sua luta contra “forças hegemônicas”. Enquanto as negociações prosseguem, a comunidade internacional observa atentamente a evolução dessa relação e seu potencial impacto nas dinâmicas globais.
Imagem em destaque: Putin e Kim Jong-un. Reprodução: Getty Images/ Alexey Nikolsy