Líder do Hezbollah fala sobre ataque do dia 7 de outubro
Nesta sexta-feira (03), o líder do grupo libanês Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, fez um discurso televisionado falando sobre o ataque feito pelo grupo Hamas, que iniciou dia 7 de outubro em Israel, no qual 1.400 pessoas foram mortas e cerca de 200 foram sequestradas. Líder do Hezbollah faz discurso Nasrallah afirmou que a operação iniciada […]
Nesta sexta-feira (03), o líder do grupo libanês Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, fez um discurso televisionado falando sobre o ataque feito pelo grupo Hamas, que iniciou dia 7 de outubro em Israel, no qual 1.400 pessoas foram mortas e cerca de 200 foram sequestradas.
Líder do Hezbollah faz discurso
Nasrallah afirmou que a operação iniciada pelo Hamas em 7 de outubro contra Israel pela Faixa de Gaza, foi “100% palestina”, deixando claro que o Hezbollah e o Irã não tiveram envolvimento no ataque, e que a operação provocou um “terremoto” expondo a fraqueza do país israelense.
Também durante o discurso, Hassan criticou os Estados Unidos, afirmou que o país norte-americano não quis evitar a agressão em Gaza “Os Estados Unidos estão impedindo um cessa-fogo e o fim da agressão. Os EUA devem ser responsabilizados e pagar o preço pelos crimes perpetrados por Israel em Gaza, portanto, os movimentos de resistência atacaram e continuarão atacando as forças americanas no Iraque e na Síria”, afirmou.
O líder do Hezbollah criticou Israel e disse que é um erro o estado de guerra entre Israel e Hamas. “Durante um mês inteiro, Israel não foi capaz de mostrar um único sucesso militar. Israel falsamente afirmou que o Hamas decapitou bebês, mas não conseguiu produzir nenhuma evidência, enquanto o mundo inteiro viu imagens de crianças palestinas bombardeadas em Gaza”, afirmou. Porém, Israel divulgou provas dos brutais crimes cometidos pelos terroristas do Hamas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/g/P/CWzitRS9i9R2NPBBPxSw/000-33zv4jw.jpg)
Apoiadores do grupo Hezbollah assistem discurso de líder. (Foto:Reprodução/Ahmad Al-Rubaye/AFP
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu que se o Hezbollah abrir uma segunda frente ao conflito, irá dar uma resposta “inimaginável”.
O Hezbollah
O Hezbollah é um grupo islâmico xiita que se iniciou durante a Guerra Civil Libanesa, em 1982. O nome “Hezbollah” significa em árabe “Partido de Deus”. O grupo, que foi criado como uma milícia, atualmente está envolvido em diversas atividades sociais, presente no parlamento do Líbano, atua como um grupo paramilitar. Uma das principais ligações com o Hezbollah é o Irã, que é responsãvel por financiar o grupo, oferecendo treinamentos, armamento e assistência política. Segundo especialistas, o país envia entre R$100 milhões e R$200 milhões ao grupo.
Foto destaque: Hassan Nassrallah em discurso, 3 de novembro de 2023. (Reprodução/Ahmad Al-Rubaye/AFP)
