Limpeza no Parque Nacional do Iguaçu recolhe 3 mil reais em moedas

Mayara Campos Passos Por Mayara Campos Passos
2 min de leitura

Nesta segunda (05), o Parque Nacional do Iguaçu em uma ação de limpeza do Rio Iguaçu, recolheu cerca de 3 mil reais em moedas. A iniciativa foi feita pela concessionária Urbia Cataratas em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizada por voluntários e técnicos, e abriu as atividades de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Foram recolhidos 158 quilos de moedas de 40 países diferentes. Foi salvo o valor 3 mil reais que será usado para uma ação ambiental no parque, o resto das moedas estavam em processo de corrosão, quando o objeto metálico é danificado ou destruído pela ação do meio. Também foram encontrados celulares, alianças, colocares, crachás e outros objetos dos visitantes.


Moedas de diferentes países (Reprodução/Pexels)


A prática dos turistas de jogar moedas no Rio do Iguaçu é proibida, pois elas podem contaminar a água durante o processo de oxidação e os animais também podem ingerir o objeto.  

O gerente de sustentabilidade do Parque Nacional do Iguaçu,  André Machado Franzini, comenta que os visitantes poderiam destinar essas moedas para doação de alguma instituição ou para alguém necessitado. Ele também destaca a importância da conscientização dos turistas. 

“A gente desenvolve essa ação para limpar o rio, porque algumas pessoas vêm para cá e acabam jogando a moeda como uma forma de fazer pedido. Mas o segundo ponto, mais importante, é promover a conscientização dessas pessoas”, declarou o gerente André Franzini. 

Todos os anos ocorre a retirada das moedas. Segundo dados do g1, esse ano teve o menor número, em quilos de moedas recolhidas, em comparação com os últimos cinco anos. 

Durante essa semana, a Urbia Cataratas com o ICMBio irão promover atividades para a conscientização do meio ambiente, como o plantio de 84 mudas no Parque Nacional do Iguaçu e ações de sustentabilidade nas escolas da região. 

Foto em destaque: Cataratas do Iguaçu. Reprodução/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile