As famosas “Dunas da Gal”, trecho em frente à Rua Teixeira de Melo, na praia de Ipanema, foi por muitos anos point de artistas brasileiros famosos, como Caetano Veloso, e amigos surfistas, entre os anos 60 e 80, levando o popular nome em referência a uma de suas mais célebres frequentadoras, a cantora Gal Costa. E agora, a faixa da praia será patrimônio cultural de natureza imaterial.
Nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, o prefeito da cidade Eduardo Paes, soltou em nota ao Diário Oficial do município, que a homenagem seria feita em honra e memória a toda a arte e trabalho feito durante a carreira de Gal Costa, cantora nascida em Salvador, pela Música Popular Brasileira. A também compositora brasileira, falecida no último dia 9 deste mês, aos 77 anos de idade, foi uma das maiores artistas da história do nosso país e não sendo apenas lembrada pelas músicas feitas e cantadas nos ouvidos de tantos fãs, mas também por seu jeito de festejar e levar a vida, sempre com um sorriso no rosto.
Gal Costa aproveita praia de Ipanema com amigos nos anos 70. (Repodução/Instagram)
Geralmente andando ao lado de pessoas parecidas à ela, com um jeito hippie característico da época dos anos 70, fez do trecho da praia de Ipanema seu 2° lar, passando muitos de seus dias por lá, aproveitando o que de melhor a cidade do Rio de Janeiro pode oferecer. O local lembrado como “Dunas da Gal”, não só por ela, mas também por uma crosta de areia formada no lugar em 1972 durante as obras de construção do emissário submarino de Ipanema, também era chamado de “Dunas do Barato”, pela típica planta Cannabis Sativa, a maconha, consumida pelos frequentadores do trecho.
Os fãs da atriz ainda pediram por uma estátua de sua amada artista chamando de uma justa homenagem à mesma. Seus pedidos foram ouvidos pelo prefeito, este assegurando em promessa sua realização na orla da Zona Sul carioca.
Foto Destaque: Cantora Gal Costa. Reprodução/SBTNews