INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Lula aborda questões climáticas em encontros com primeira-ministra italiana e prefeito de Roma

Nesta quarta-feira (21), durante sua visita à Itália, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abordou assuntos relacionados ao clima e ao desmatamento na Amazônia em encontros com a primeira-ministra italiana e o prefeito de Roma.

Lula visitou o Palazzo Chigi, localizado no coração de Roma, durante a tarde, onde se reuniu com Giorgia Meloni, a primeira-ministra italiana de tendência política extrema-direita.


Presidente Lula (PT) em encontro com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. Reprodução: Governo Itália


Segundo informações obtidas pela correspondente da CNN, Priscila Yazbek, por meio de fontes do governo brasileiro, o encontro foi sugerido há duas semanas, porém, o convite só foi aceito de forma tardia.

Embora haja divergências políticas, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) considera o governo da primeira-ministra como sendo pragmático. Giorgia Meloni defende a inclusão da Ucrânia na União Europeia, mas é contra o fornecimento de armas para o país.

Lula tem expressado sua oposição ao fornecimento adicional de armas à Ucrânia, argumentando que essa ação pode prolongar o conflito em curso.

Após a reunião entre Meloni e Lula, os governos do Brasil e da Itália não divulgaram comunicados oficiais de imediato. No entanto, fotos do encontro foram disponibilizadas ao público.

Algumas horas depois, Lula concedeu uma breve entrevista à imprensa no Palazzo Senatorio, a sede da Comuna de Roma, logo após sua reunião com o prefeito da capital italiana, Roberto Gualtieri.


Presidente Lula  após encontro com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. – Reprodução: CNN


Esta visita é uma oportunidade para expressar minha gratidão pela lealdade, solidariedade e pelo comportamento do Gualtieri durante o período em que estive detido pela Polícia Federal em meu país”, afirmou o presidente.

“Gualtieri foi uma pessoa que me visitou, que conversou com muitas pessoas para expressar solidariedade em relação aos meus processos“, completou o presidente.

Lula acrescentou que sua viagem oficial à Itália teve como objetivo principal posicionar o Brasil no centro das discussões globais sobre a questão climática. Ele destacou que essa temática foi abordada em todas as suas reuniões oficiais, incluindo encontros com o presidente italiano Sergio Mattarella, o papa Francisco, a primeira-ministra italiana e o prefeito de Roma.

O presidente ressaltou a importância do Brasil como país de grande relevância, com uma matriz energética possivelmente uma das mais limpas do mundo, e reafirmou o compromisso de alcançar a meta de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030. Esses foram temas discutidos com os líderes mencionados.

Lula anunciou que realizará uma coletiva de imprensa na manhã de quinta-feira (22), para fazer um balanço de sua viagem e compartilhar os assuntos discutidos nas reuniões.

Foto destaque: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em encontro com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. Reprodução/Governo Itália

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...